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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PROPOSTAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL ATRAVÉS DO JOGO DRAMÁTICO
Carla Tatiana Zappe 1 (carla_zappe@yahoo.com.br), Lúcia de Fátima Royes Nunes 2, Jeanisse Evelin Fürstenau 1, Fabíola Borowsky 1 e Caroline da Silva Sanches 1
(1. Curso de Educação Especial, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM; 2. Ms. do Depto.de Metodologia do Ensino, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM)
INTRODUÇÃO:
Tendo em vista a relevância da utilização de métodos diferenciados de ensino na educação regular, a fim de chamar a atenção do aluno, despertando seu interesse e criatividade, viu-se o quão importante era necessária uma prática docente inovadora na Educação Especial que correspondesse aos reais objetivos dos alunos com necessidades especiais. Tendo em vista esta proposta, lançou-se a presente pesquisa, desenvolvida durante o ano de 2004, na Escola Especial Antônio Francisco Lisboa, localizada na cidade de Santa Maria/RS, por acadêmicas do Curso de Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria. Devido ao fato de o aluno da Educação Especial muitas vezes possuir limitações ou barreiras que dificultam sua aprendizagem pelos métodos convencionais de ensino, há a necessidade de que o professor o auxilie em seu processo de aquisição do conhecimento, facilite sua aprendizagem e contribua para sua inserção no contexto social. Considerando a importância do lúdico para uma aprendizagem significativa no processo de educação infantil e, sabendo que esta iniciativa deve partir do educador, esta pesquisa estudou a eficácia do jogo dramático como agente facilitador na aquisição do conhecimento da criança portadora de necessidades especiais e constatou a relevância do mesmo como auxiliar do educador especial para a obtenção de uma educação eficaz.
METODOLOGIA:
Este estudo foi elaborado a partir de uma experiência das acadêmicas enquanto componentes de uma peça teatral infantil, com a qual levaram o teatro para dentro de salas de aula do ensino regular. A metodologia consistiu na aplicação de quatro aulas expositivas e quatro aulas dramatizadas a duas turmas de classe especial, em nível de alfabetização, da Escola Especial Antônio Francisco Lisboa. Os sujeitos da pesquisa possuíam deficiência mental, encontravam-se na fase adulta, totalizando um público de 18 pessoas. O trabalho foi dividido em etapas caracterizadas por quatro aulas expositivas, aplicação de questionários para a verificação da eficácia do conteúdo trabalhado e das opiniões dos trabalhos realizados e quatro aulas dramatizadas.Dentre os instrumentos utilizados na coleta de dados teve-se os exercícios de fixação que os alunos realizaram ao término de cada aula e observações e análises das pesquisadoras. Este último instrumento foi de fundamental relevância para a comprovação dos resultados, visto que as reações dos sujeitos de pesquisa foram os fatores que mais enfatizaram a qualidade das aulas e estes só puderam ser registrados através de análises pessoais, visto que se trata de dados qualitativos.
RESULTADOS:
Conforme os instrumentos de coleta de dados e a análise dos mesmos, foi possível compreender que o envolvimento dos alunos, com a temática trabalhada em qualquer sala de aula é essencial para que esses assimilem e internalizem o conteúdo. Este envolvimento acentua-se com a inserção do Jogo Dramático na prática educativa.O jogo dramático e o teatro são ações que propiciam a criança o encorajamento à experimentação de novas idéias e a exteriorização das mesmas através de sentimento que, às vezes, encontram-se reprimidos. O jogo proporciona a liberdade e acaba por desenvolver a autonomia das crianças. Diante disto, percebeu-se que nas aulas expositivas os alunos, apesar de participarem e mostrarem-se atentos, demonstraram insegurança no momento em que eram questionados sobre aquilo que haviam aprendido. Já nas aulas dramatizadas, pela forma dinâmica e envolvente, os alunos interagiram e demonstraram maior segurança em transcrever e falar sobre o conteúdo trabalhado. Verificou-se isto também, no questionário respondido pelas professoras, que confirmaram tal percepção com respostas mais favoráveis às aulas dramatizadas, considerando estas de maior importância para alunos com necessidades especiais, que necessitam de meios mais atrativos e dinâmicos.
CONCLUSÕES:
Ao iniciar esta pesquisa, o foco central estava direcionado em verificar a importância do jogo dramático na educação especial. Tinha-se o intuito de coletar dados para comprovar a importância deste instrumento educativo que possuía um grande valor. Com o desenrolar da prática, passou-se a estender os objetivos para além desta coleta de dados, proporcionando uma real motivação das professoras da escola e fazendo-as perceber que é possível utilizar o jogo dramático de forma natural, como um agente facilitador do processo de aprendizagem. Através da execução deste projeto, pode-se constatar que o jogo dramático pode ser muito mais do que auxiliar do professor no processo educativo, mas um grande aliado, mediador de trocas de conhecimento e, mais do que isso, de interações sociais que propiciam aos alunos com necessidades especiais explorarem de forma segura o seu real entendimento do mundo e a relação feita com a sua vida cotidiana. Utilizar-se do teatro em sala de aula é fazer com que os alunos deixem de ser espectadores do conhecimento e vivenciem aquilo que estão aprendendo. É colocá-los em contato com a prática do conhecimento, é aprender através do real, tendo como base as suas próprias experiências de vida. Esta pesquisa modificou o olhar sobre a prática docente, possibilitando renovar o fazer pedagógico.
Instituição de fomento: PROLICEN (Programa de Licenciaturas) / Universidade Federal de Santa Maria
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  jogo dramático; educação especial; ressignificação da prática.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005