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A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A INFLUENCIA DOS CONCEITOS ESPONTÂNEOS NO ENSINO DE FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Suze Nei Pereira Guimarães 1 (suze_quimaraes@yahoo.com.br) e Itamar José Moraes 1
(1. Instituto de Física, Universidade Federal de Goiás - UFG)
INTRODUÇÃO:
O uso de aparelhos domésticos inicia uma ampla discussão física de princípios utilizados que antes não eram de tanta relevância. Esse tema traz uma soma muito grande ao ensino, contudo os conceitos espontâneos também presentes nesse tipo de exemplificação gera uma grande influência. Um desafio para o educador é utilizando a instrumentação do cotidiano, levantar os conceitos das pessoas e basear sua aula em saciar a curiosidade dos mesmos esclarecendo fisicamente.
O ensino baseado na troca difere-se de reger ou adestrar. A aprendizagem baseada também na troca torna-se significativa e não meramente mecânica, enfim desenvolver um sujeito ativo, transformador de sua realidade. Uma teoria apresentada que envolve esse posicionamento crítico foi proposto por Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia. Percebe-se claramente a ligação entre o método Paulo Freire e o principio da aprendizagem ativa. Para explicar as razões de insucesso na aprendizagem de Física, várias pesquisas abordadas nessa perspectiva apontam aos professores métodos desajustados das teorias de aprendizagem. O governo federal através do MEC organizou uma comissão para levantar possíveis soluções. Essas soluções estão baseadas em habilidades e competências criadas nos PCN’s.
Uma triangulação cuja finalidade é o melhoramento do ensino é proposta nesse trabalho: a aprendizagem significativa baseada na troca; o Método Paulo Freire que rege alguns passos fundamentais para a concretização da aprendizagem e os PCN’s que vem somar ao método com suas estratégias modernas de ensino.
METODOLOGIA:
A primeira etapa do desenvolvimento crítico do trabalho baseia-se numa investigação temática (termo usado por Paulo Freire). Onde ocorre a aproximação do professor e a extração dos conceitos estabelecidos no cotidiano. Todo esse processo é desenvolvido em função do diálogo. É feito portanto a recolha dos dados (diagnóstico) e a escolha dos temas. Temos em conseguinte um englobamento social, que mostra a necessidade de se escolher temas que abranja o cotidiano dos alunos, ou da maioria deles. Levantado esses dados o passo seguinte é o preparo do professor (plano de aula). Como seqüência no processo temos então a exposição do tema, utilizando o canal já escolhido pelo professor.
Quando se propõe métodos de aprendizagem ativa, em que os alunos se tornam protagonistas do processo educacional, por um lado se quer ter a certeza de que o conhecimento foi de fato apropriado para os alunos, por outro pretende-se educar para que eles tenham iniciativa.
Além do seu esforço pessoal no estudo e na preparação de aulas, a melhor forma para o professor de Física se atualizar e aprimorar é realizando pesquisas sobre o assunto a ser disposto, além é claro da leitura dos materiais instrucionais já elaborados.
A sugestão metodológica para constatar os conceitos espontâneos é a aplicação de atividades diagnosticas, o pré-teste.
RESULTADOS:
Aplicou-se o questionário à alunos da primeira série do Ensino médio e extraiu-se deles alguns conceitos espontâneos citados abaixo (relacionamos apenas três de cada topico):

Cinemática:
1) A ciência não tem lugar na história.
2) Dois objetos emparelhados devem ter a mesma velocidade.
3) Aceleração e velocidade possuem mesmo sentido.

Dinâmica.

1) As forças de ação e reação agem no mesmo corpo.
2) Não existe conexão entre Leis de Newton e cinemática.
3) O produto massa vezes aceleração é uma força.

Conservação de Energia

1) Algo que não se move não tem energia.
2) Uma força agindo num objeto realiza trabalho mesmo que este não se mova.
3) Parte da energia é destruída nas transformações.

Gravitação

1) A força de atração da Terra que age numa maçã não é a mesma que age na lua.
2) Não há força gravitacional no espaço.
3) O movimento da lua causa a gravidade.

Após a exposição da matéria e dos esclarecimentos gerados a avaliação deve surgir naturalmente como material de verificação do exposto, ao professor cabe o reconhecimento sobre a aquisição e/ou progresso do aluno.
CONCLUSÕES:
Esse trabalho revela a deficiência do ensino atual quanto a formação de conceitos. O uso do método ativo no ensino de Física se caracteriza como um processo eficaz quanto a minimização de erros e contribui exaustivamente para a formação de estudantes com independência intelectual. O trabalho cooperativo deixa o aluno mais apto a expor seus pensamentos possibilitando que o professor esclareça diretamente suas dúvidas conceituais. Trabalho cooperativo é a proposta feita por Paulo Freire.Garantir que um maior número de fenômenos físicos sejam estudados sem que haja superficialidade ao estudar um determinado assunto, é uma dificuldade encontrada pelo professor, em virtude de alguns fatores que envolvem o trabalho docente, como por exemplo, o número de aulas por semana, e até mesmo os conceitos espontâneos tão estudados neste trabalho. Para que isso deixe de ser um problema no ensino, o professor deve estar buscando continuamente seu papel na profissão e o equilíbrio entre extensão do conteúdo programático e a profundidade em que o mesmo será estudado durante o ano. Planejamento é fundamental. Essa abrangência significativa dos assuntos e suas relações interdisciplinares é proposta pelos PCN’s.
Podemos então ligar o Método de Paulo Freire aos PCN’s na intenção da aprendizagem significativa, que possibilita os esclarecimentos de conceitos espontâneos pré-existentes numa aula baseada na troca de informações. Essa trilogia desperta no aluno a atenção ao estudo investigativo e esclarecedor de temas físicos estudados, desmistificando assim a Física e facilitando todo o processo.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Ensino de Física; conceitos espontâneos; aprendizagem significativa.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005