|
||
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos | ||
A EDUAÇÂO E QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÕES CIVIL EM CUIABÁ-MT | ||
Neiva Terezinha Pelissari 1 (neivapelissari@ig.com.br) e Manoel Francisco de Vasconcelo Motta 1 | ||
(1. Inst. de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT) | ||
INTRODUÇÃO:
A construção civil é conhecida como o setor da economia brasileira que emprega o maior número de trabalhadores analfabetos ou semi-analfabetos e com pouca ou nenhuma qualificação profissional. Entende-se por qualificação profissional um processo desenhado e posto a funcionar de modo a preparar os sujeitos para o desempenho de um programa econômico-social. A alfabetização ajuda a manutenção das medidas de segurança nas empresas, ao mesmo tempo em que promovem uma maior integração dos trabalhadores com a sociedade. A incidência de acidentes no trabalho na Construção Civil é o “calcanhar de Aquiles” do processo de melhoria de qualidade de execução das obras. O problema, apesar das iniciativas e dos esforços que vêm sendo adotados por parte dos órgãos governamentais, sindicatos patronais e sindicatos dos trabalhadores, persiste nos números alarmantes divulgados pelas entidades. A análise dos acidentes de trabalho na construção civil esconde, ou revela, uma outra face da realidade a existência de uma massa de trabalhadores desqualificados, e em grande parte analfabeta, que se movimenta pelos canteiros do País.Tendo em vista esta situação exposta, questiona-se qual o nível de educação mínimo necessário para o trabalhador da construção civil exercer suas funções em condições de segurança e de respeito a seus direitos como cidadão. O domínio da leitura e da escrita pode proporcionar maior segurança e melhor desempenho dos trabalhadores da construção civil. |
||
METODOLOGIA:
As etapas definidas no desenvolvimento da pesquisa começou com definição do universo a ser pesquisado, no caso os trabalhadores da construção civil. Estudou-se os trabalhadores vulgarmente denominados “orelha-seca” e “meia-colher”, que são os serventes e aprendizes de pedreiros respectivamente. Para se obter o universo selecionou-se primeiramente empresas da construção civil interessantes para a pesquisa. Através de levantamento junto ao SINDUSCON selecionou-se as empresas através do critério de classificação utilizado na obtenção PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat), que contempla a qualidade através de diversos fatores e entre eles a qualificação profissional dos seus funcionários é fator determinante para obtenção do nível A. Como temos apenas uma empresa com o nível A, esta foi selecionada, as outras duas foram: a empresa que está no processo de adequação para obtenção do PBQP-H, e a terceira que se encontra no processo. Optou-se pela pesquisa qualitativa com entrevistas semi-estruturadas, com os trabalhadores, na faixa etária de 16 a 25 anos. Para os empregadores a pesquisa foi qualitativa estruturada com questões de multiplas escolha, abordando à situação dos seus funcionários, grau de satisfação e as condições de trabalho. A análise dos dados coletados foi feita buscando relacionar os aspectos da profissionalização e alfabetização com a melhoria da qualidade dos serviços, a perda de materiais e a redução dos índices de acidentes. |
||
RESULTADOS:
As construtoras que participaram da pesquisa apresentaram respostas semelhantes para as questões formuladas. Como os trabalhadores não possuem condição de irem a procura de sua profissionalização as construtora foram atrás de meios para obtenção da melhoria da qualidade das obras. Os fatores que determinaram esta preocupação pela qualificação dos operários foram assim descritas pelos empregadores: - Necessidade de obtenção do certificado de qualificação para poder participar de concorrência pública. – Evitar acidentes de trabalho na construção. As entrevistas com os trabalhadores da construção civil apresentam os seguintes questionamentos quanto as suas condições de trabalho e de cidadão, entre elas. Não continuou os estudos pela necessidade de trabalhar. Dificuldade de aprendizagem,, desinterresse pelo estudo devido a crença que mesmo estudando não passariam da condição atual. Acreditam hoje que a falta de leitura e da escrita está prejudicando seu crescimento dentro da empresa. Quanto ao seu aperfeiçoamento profissional sentem que assim chegaram mais rapidamente a melhoria salarial. Aqueles que além da alfabetização passaram pelo processo de aperfeiçoamento profissional responderam que após os cursos estavam mais confiantes na sua condição de trabalhador e cidadão. |
||
CONCLUSÕES:
Pela análise preliminar das informações pesquisadas, já pode-se observar que a preocupação dos empregadores quanto a alfabetização dos funcionários visa exclusivamente a obtenção do certificado de qualificação da empresa. A obtenção do certificado está intimamente ligado as condições de alfabetização dos trabalhadores, a melhoria da qualidade da mão-de-obra e a segurança dos trabalhadores. Para os trabalhadores a questão de se profissionalizar não oferece apenas melhorias salariais, condições para renvedicação das melhorias salariais e de trabalho. A maioria os trabalhadores que receberam alfabetização quer no canteiro de obra quer na escola, solicitaram um programa que possibilitassem a continuação dos estudos, nas condições que lhes permitam trabalhar e estudar. |
||
Palavras-chave: Educação de Adultos; Trabalho; Construção Civil. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |