IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
RESGATE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O COOPERATIVISMO, O ASSOCIATIVISMO E A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL DO ASSENTAMENTO MASSANGANO – MARAGOGI / AL
JOSÉ NASCIMENTO DE FRANÇA 1 (jnf@ccsa.ufal.br), ANNA JÚLIA GIURIZATTO MEDEIROS 2, RENATA GUERDA DE ARAÚJO SANTOS 2, CLAUDEANE FRANÇA DE LIMA 3 e FABIOLA PIRES DA GAMA 4
(1. DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL - UFAL; 2. DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - UFAL; 3. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UFAL; 4. DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA - UFAL)
INTRODUÇÃO:
Percebendo a dificuldade em nível de solidariedade e coletividade dos moradores do assentamento Massangano – Maragogi – AL nos trabalhos realizados anteriormente pelo Grupo de Pesquisa Cultura Identidade e Movimentos Sociais - GPCIMS, tentamos desenvolver esta perspectiva junto ao grupo de jovens e à diretoria do Assentamento. Entendendo a formação cooperativista como meio de fomentar a visão crítica da realidade, pela construção de novos valores, tentamos despertar o interesse do Assentamento pelo cooperativismo, através da união, buscando a superação dos problemas da produção e da sustentabilidade do Assentamento. Nosso objetivo Geral foi identificar os fatores objetivos e subjetivos propiciadores e impeditivos ao incremento teórico-prático do cooperativismo agro-industrial junto ao Assentamento Massangano. Quanto aos objetivos específicos definimos: 1) cadastrar os jovens interessados em desenvolver pequenas atividades produtivas no Assentamento Massangano; 2) sensibilizar os jovens do Assentamento Massangano para o conhecimento e a prática do cooperativismo agro-industrial como forma de proporcionar um maior contato com a realidade, através do desenvolvimento de uma visão crítica, gerando novos valores de solidariedade e coletividade; 3) contribuir para que os jovens percebam a importância do cooperativismo como uma forma organizativa e produtiva para a superação do insuficiente desenvolvimento socioeconômico do Assentamento Massangano.
METODOLOGIA:
O método de pesquisa adotado foi o Estudo de Caso, como forma de obtermos um maior contato com a realidade do Assentamento, através de uma relação dialética com os jovens e adultos da comunidade. Inicialmente, procuramos observar os fatores subjetivos e objetivos que permeiam as relações entre os membros do grupo; assim, buscamos identificar as dificuldades e possibilidades de se desenvolver uma organização proporciadora de valores socialistas através do cooperativismo. Os instrumentos da pesquisa foram: estudo exploratório; estudo bibliográfico; observação participativa; entrevistas individuais e coletivas; análise documental; seminários de estudo, avaliação e planejamento. relatórios e divulgação da pesquisa.
RESULTADOS:
Como resultados iniciais consideramos que as dificuldades de assimilação de valores coletivos são oriundas da concepção cultural individualista que não foram superadas; embora o Assentamento Massangano esteja sob a influência da formação político-ideológica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, não conseguiu, desde o princípio, desenvolver na prática coletiva as concepções socialistas propostas pelo movimento. No processo de conquista da terra, muitos dos assentados eram trabalhadores de um engenho de cultivo de cana-de-açúcar e não estavam articulados à luta pela reforma agrária nem tiveram a formação política de base do MST. A divisão da terra em lotes, feita pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, também fortaleceu a concepção de propriedade privada e de individualismo negados pelo socialismo.
CONCLUSÕES:
Esta pesquisa nos proporcionou um maior conhecimento da realidade estudada, através não só dos aspectos teóricos, mas do contato com o cotidiano rural, aprofundando assim, a conscientização quanto à questão rural e a necessidade de realização da Reforma Agrária.
Instituição de fomento: FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA E A EXTENSÃO DE ALAGOAS (FAPEAL), COMISSÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (CNPQ), UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  COOPERATIVISMO; JUVENTUDE; REFORMA AGRÁRIA.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005