IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
AÇÕES DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO CLUBE DE CIÊNCIAS AUGUSTO RUSCHI EM ARAUCÁRIA - PARANÁ
Rafael Torquato da Rocha 1 (smed@araucaria.pr.gov.br), Jordalino Oliveira 1, Maria Angela de Carvalho Caron 1, 2, Maricler Weber 1, 5, Janete Schmitt Kreusch 1, Karla Fabianne Henle Volaco 1, 3 e Delma Cavalheiro de Avila 1, 4
(1. Professor do Ensino Fundamental - Sec. Municipal de Educação - Araucária - PR; 2. Pós Grad. Educação Ambiental - Inst. Bras. de Pesquisa e Extensão - IBPEX- PR; 3. Pós Grad. Gestão e Planej. Ambiental - Fac. Integradas Espírita - FIESP - PR; 4. Pós Grad. Educação Especial - Inst. Bras. de Pesquisa e Extensão - IBEPEX - PR; 5. Pós Grad. Sexualidade Pontifícia Universidade Católica - PUCPR)
INTRODUÇÃO:
O Clube de Ciências Augusto Ruschi - CCAR, é um espaço de formação da Secretaria Municipal de Educação de Araucária, que iniciou suas atividades no ano de 1990, a partir da necessidade dos professores da disciplina de ciências de criar um local de referência, funcionando como um centro de apoio, pesquisa e extensão em ciências naturais e educação ambiental.
Atualmente o Clube desenvolve a aplicação de conhecimentos de matemática, física, química, biologia, astronomia e educação ambiental nos projetos de microscopia, mecatrônica básica, energia solar, entre outros.
Além da comunidade escolar do município, há o envolvimento gradativo dos demais segmentos da sociedade desmistificando assim o “monstro da ciência” (Gleiser, 2002) e contribuindo para a apropriação do conhecimento científico por parcelas cada vez maiores da população.
A Ciência como conhecimento humano, convida o cidadão para o exame minucioso de sua produção e aplicação, passando a fazer parte do cotidiano da sociedade não mais como um conhecimento inatingível, distante da vida do cidadão, ou seja, a ciência começou a apresentar-se então num aspecto mais público, na medida em que suas conseqüências práticas se tornavam mais evidente na vida diária.
METODOLOGIA:
Entendendo a apropriação do conhecimento científico como principal objeto de trabalho do Clube de Ciências, a mediação dos professores é fundamental no sentido de sistematizar os saberes que os alunos já trazem sobre os temas a serem desenvolvidos, nos projetos levando-os à compreensão de como a ciência está presente nas suas relações cotidianas, e à identificação dos diversos saberes científicos contidos nessas relações.
Os alunos matriculam-se nos projetos em contra-turno escolar e realizam atividades individuais e coletivas de observação, pesquisa, análise, síntese e produção de conhecimento sendo fundamentados nos princípios da curiosidade e da descoberta. Através do projeto “O CLUBE VAI À ESCOLA” são desenvolvidas atividades diferenciadas como palestras, exposições, feiras e teatros de fantoches.
Na dinâmica desse processo, todas as atividades desenvolvidas, dentro e/ou fora do Clube de Ciências, são instrumentos de avaliação desde que permitam aos alunos expressar diferentes formas sobre o seu entendimento dos conhecimentos mediados, possibilitando assim a superação.
O registro e a análise criteriosa de todo esse processo são imprescindíveis para que o aluno faça também a avaliação da sua prática cotidiana para a continuidade ou redimensionamento da mesma.
RESULTADOS:
No desenvolvimento dos projetos internos participaram no ano de 2004, 382 alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (faixa etária entre 8 e 16 anos) e dessa forma, foram atendidas 26 escolas Municipais, Estaduais e Particulares. Através do projeto “O Clube Vai à Escola” foram atendidos 2027 alunos em palestras (Sexualidade - 472 alunos; Corpo Humano -172 alunos; Higiene e Saúde - 210 alunos; Microscopia-758 alunos; Seres Vivos - 414 alunos) e 4370 alunos pelo Teatro de Fantoches (Zoonoses). Em uma das Escolas do Município participaram da 3ª Exposição do Clube de Ciências 2100 pessoas da comunidade escolar.
CONCLUSÕES:
Através dos resultados alcançados pôde-se avaliar que o trabalho que vem sendo desenvolvido no Clube de Ciências tem contribuído para a apropriação do conhecimento científico. Observa-se ao longo do período que a procura é cada vez maior por parte da comunidade escolar, em participar e desenvolver os projetos ofertados pelo Clube. As Exposições e Feiras de Ciências realizadas durante o ano, na qual os alunos apresentam seus projetos para a comunidade em geral, vem despertando grande interesse dos visitantes que passam a entender que a Ciência é fundamental num processo de transformação da Sociedade, na medida em que os conhecimentos não ficam restritos aos espaços escolares ou acadêmicos.
Instituição de fomento: Prefeitura Municipal de Araucária – Secretaria Municipal de Educação
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Clube de Ciências; Ensino de Ciências; Educação Científica.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005