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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica | ||
INTERMEDIAÇÃO DE CONSULTORIA PARA O SETOR PRODUTIVO CEARENSE, NO INSTITUTO EUVALDO LODI – IEL/CE. | ||
Jardelina de Sousa Penha 1 (jspenha@sfiec.org.br) e Rita Andréia da Silva Costa 2 | ||
(1. Departamento de Administração, Universidade Federal do Ceará - UFC; 2. Área de Tecnologia, Instituto Euvaldo Lodi - IEL) | ||
INTRODUÇÃO:
No mercado globalizado, a tecnologia é essencial à competitividade das organizações empresariais. Entretanto, a gestão tecnológica, no âmbito da introdução de inovações nos produtos e processos, tem representado uma atividade desafiadora para as empresas. Diante deste cenário, a utilização de serviços de consultoria tecnológica é uma alternativa, na geração de soluções e diferencial competitivo. Assim, a presente pesquisa contempla a implementação de ações de intermediação de consultoria executadas pelo Instituto Euvaldo Lodi – IEL/CE, órgão do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará – SFIEC, que objetivam aumentar a competitividade das empresas cearenses, através da Rede de Tecnologia do Ceará – RETEC/CE e do Programa IEL de Extensão Tecnológica – PIET, este último em parceria com o serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAETEC, Programa SEBRAE de Consultoria Tecnológica. |
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METODOLOGIA:
O serviço de consultoria envolve a consultoria realizada por professores universitários, consultores autônomos e técnicos de instituições de pesquisa, por meio de atendimentos individuais ou em grupo de empresas do mesmo setor. O processo se inicia com o recebimento da solicitação da consultoria, que é emitida pelo SEBRAE através da RETEC ou pelo contato direto do cliente com o IEL. Em seguida é realizada uma análise crítica, para se verificar a possibilidade de atendimento ou não da demanda, sendo o resultado positivo, é feita uma busca de consultores no banco de dados do PIET, conforme perfil da solicitação. Após a identificação do consultor, é agendada uma reunião com cliente, consultor e IEL, para esclarecimentos e fornecimento de dados para a elaboração de proposta. Com a aprovação da proposta, inicia-se o monitoramento e execução da mesma. Ao final da consultoria, é elaborado um relatório final e enviado ao SEBRAE. As atividades são concluídas com a avaliação realizada pelo IEL e SEBRAE junto ao cliente. |
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RESULTADOS:
No decorrer do projeto foram atendidas cento e vinte empresas, cujos setores contemplados foram, de móveis, confecções, designer, alimentos, artesanato, agropecuário, piscicultura, comércio, meio ambiente, extração mineral e pedidos de patente. Em relação à avaliação do serviço prestado, utilizando-se dos graus excelente, ótimo, bom, regular e insuficiente, identificou-se que setenta e cinco por cento dos clientes qualificaram o serviço entre o nível excelente e ótimo e quinze por cento com nível bom. |
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CONCLUSÕES:
Essas ações resultaram em melhorias e inovações nos produtos e processos do setor produtivo cearense, gerando redução de custos, ganhos significativos de produtividade e melhoria da qualidade. Confirmando assim, que a disponibilização do conhecimento tecnológico contribui para um posicionamento competitivo das organizações. |
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Instituição de fomento: FUNCAP | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Consultoria; Tecnologia; Competitividade. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |