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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional | ||
GESTÃO NA EDUCAÇÃO - Aportes teóricos e justificativas contextuais | ||
Maria Maira Picawy 1, 2 (mmairapicawy@terra.com.br) e Maria Sirlei Xavier Wandscheer 1 | ||
(1. Universidade Luterana do Brasil - ULBRA; 2. Centro Universitário Ritter dos Reis) | ||
INTRODUÇÃO:
O cenário contemporâneo está marcado por profundas mudanças, principalmente com relação as políticas sociais. O educador, deverá estar preparado para exercer uma cidadania ativa, comprometido com uma educação que respeite as diferenças sociais, étnicas, culturais, de gênero e das pessoas com necessidades especiais. Capaz de unir o racional, o emocional, o estético e o ético-político fazendo um repensar permanente sobre a teoria e a prática que sustenta a gestão. Considerando a relevância do papel do educador e a importância do tema para a prática pedagógica, há estudos com indicativos para incluir a gestão como referencial para a proposta pedagógica dos cursos de licenciatura, possibilitando: discussões aprofundadas, conceitos bem trabalhados e explicitados e que trarão benefícios e qualidades, tanto para a construção e implementação da proposta pedagógica da instituição escolar, como para o projeto pedagógico pessoal do professor questões básicas básicos para uma prática educativa com qualidade e que se caracteriza como um processo educativo historicamente necessário. Buscou-se, conceitualizar Gestão da Educação através de referenciais teóricos e da legislação, analisando situações de práticas educativas priorizando conhecimentos necessários à ação gestora, promovendo a divulgação de dados significativos, nos cursos de licenciaturas, caracterizando o processo gestor nas perspectivas da qualidade do ensino, da aprendizagem, da autonomia, da responsabilidade e da justiça social. |
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METODOLOGIA:
METODOLOGIA de cunho qualitativo, investigação aberta, com entrevistas flexíveis, dinâmicas e questionários para complementação de dados; comparação de dados em diferentes níveis e categorias. Estudos descritivos e contextualizados sobre as realidades escolares - redes de ensino públicas e particulares, caracterizando ambientes educativos nas dimensões processuais. Buscou-se visualizar contextualmente aspectos essenciais ligados ao surgimento e a prática da gestão, que constituem a condição de uma teoria e de uma prática de educação com qualidade. O levantamento de dados para o estudo da gestão na escola, constatando como realmente acontece no dia a dia, quais as facilidades que decorrem do seu conhecimento para suaimplementação, a realização do estudo teórico, possibilitaram análises de diferentes tipos e formasentre teoria e práticas como uma contribuição para o aprofundamento das teorias já existentes sobre o assunto e o enriquecimento, atualização e adequação dos programas dos cursos de licenciaturas, explicitando enfoques relevantes. Métodos qualitativos, permitem a comparação entre dados das diversas fontes e níveis complementam a investigação através da validez e confiabilidade dos dados levantados, que, por análise, constituiram as categorizações das justificativas contextuais. |
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RESULTADOS:
A pesquisa nos trouxe caracterizações contextuais bastante interessantes e necessárias à gestão da educação, que sobrevieram a partir de paradigmas subsunçores de participação, escola e docência reflexivas, complexidade, autonomia, responsabilidade social, solidariedade: A organização do trabalho e o perfil dos trabalhadores: o acelerado processo de integração e reestruturação capitalista mundial considerando o novo paradigma econômico, os avanços científicos, a revolução tecnológica, e as mudanças do mundo do conhecimento. Papel da escola: analisar criticamente as condições de produção, as condições da difusão do saber científico e as condições da informação. Sociedade: trabalhadores com mais conhecimento, cultura, preparo técnico, habilidades cognitivas e competências sociais. Educação Holística: caracterizada pelo desenvolvimento global da pessoa. Novas formas de fazer política, novos movimentos sociais – responsabilidade social: revitalização da formação ética, nas ações cotidianas nas relações entre povos, etnias, grupos sociais. Escola: interagir e articular-se com as práticas e movimentos sociais. Gestor: articular culturas. Projetos pedagógicos: buscando uma rede sustentável, baseada na alfabetização ecológica. Ruptura de paradigmas - auto organização Auto - renovação, Auto - transcendência, Gestão da Complexidade Estas idéias formaram a rede de configurações tecidas sobre as realidades pesquisadas e que vêm orientar nossa reflexões conclusivas. |
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CONCLUSÕES:
O texto “ Gestão na Educação- Aportes Teóricos e justificativas contextuais”,no conjunto de categorizações significativas advindas das comunidades pesquisadas, organiza-se em momentos que apresentam esta contextualidade embrionária, que referenciam a imparidade do vínculo, analisando-o,dizendo dos seus sujeitos, que articulam e dão vida ao processo. Traz à tona a endogenia do processo tal qual ele é visto e sentido em nossas realidades escolares. A Gestão na Educação é alimentada por dinâmicas que subvertem processos institucionais e organizacionais de cunho administrativo e que inclui gestão de processos e pessoas. O trabalho envolveu Equipes Diretivas e Docentes, segmentos que manifestaram muita expectativa em relação ao “fazer” gestão quando, na verdade, já o faziam e caracterizavam seu “modus operandi”, definido nas suas categorizações. Os docentes vêem na gestão o exercício do respeito às diferenças, o diálogo, a qualidade do ensino, a clareza, a construção coletiva, integradora, a justiça, o aperfeiçoamento, as discussões, as avaliações, as relações escola/família/comunidade, a capacitação, as mudanças e atualizações. Aportes teóricos: difusão de saberes, gestor articulador da cultura, mediador, dinamizador das condições de humanidade, autonomia e responsabilidade social. Gestão de Qualidade e Competência. Teia da Vida, Ecossistema, Redes, Pessoas, Planetariedade, Humanização, Lideranças, Cidadanias, Globalidade: corpo/mente/espírito, o SER e o ESTAR EDUCADOR. |
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Instituição de fomento: Universidade Luterana do Brasil - ULBRA | ||
Palavras-chave: gestão na educação; qualidade do ensino; ser e estar educador. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |