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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
APROVEITAMENTO RACIONAL DO LIXO ORGÂNICO ATRAVÉS DA COMPOSTAGEM - ARAUCÁRIA - PARANÁ
Gervásio Rocha 1 (smed@araucaria.pr.gov.br), Delma Cavalheiro de Avila 1, 2, Janete Schmitt Kreusch 1 e Karla Fabianne Henle Volaco 1, 3
(1. Professor do Ensino Fundamental - Sec. Municipal de Educação - Araucária - PR; 2. Pós Grad. Educação Especial - Inst. Bras. de Pesquisa e Extensão - IBPEX - PR; 3. Pós Grad. Gestão e Planej. Ambiental - Fac. Integradas Espíritas - FIESP-PR)
INTRODUÇÃO:
Atualmente, há uma tendência mundial em reaproveitar os produtos jogados no lixo para reciclagem, promovendo preservação do meio e economia, tanto de matéria-prima como de energia.
É fácil perceber a falta de locais para destinação do lixo em qualquer grande cidade, transferindo este problema para cidades menores e áreas de conservação, mananciais e rios.
No ensino da disciplina de ciências este tema é amplamente abordado, principalmente no sentido de ampliar ou criar no aluno um espírito crítico. É muito claro que através de sensibilização, da atividade prática e da observação de seu meio, o aluno aprende melhor, tornando-se um cidadão consciente.
Uma prática elaborada durante o processo educativo das aulas de ciências, em uma escola de Ensino Fundamental do Município de Araucária, provocou uma elevação no nível de consciência de nossos alunos. Passamos a trabalhar com a compostagem do lixo orgânico, trabalho este que dura já quatro anos.
As práticas escolares, nesse sentido, promovem ações para o aluno refletir sobre o conhecimento, relacionando-o com situações que fazem parte de sua vivência e com a incorporação do saber científico tem a oportunidade da elaboração de um novo referencial interpretativo.
METODOLOGIA:
Com 120 alunos do Ensino Fundamental foram trabalhados os conceitos teóricos e práticos. A teoria através de textos, livros, revistas, explanações do professor e a prática juntamente com os alunos em espaço próprio na escola.
Na montagem da composteira orgânica foi utilizado material descartável (metais, madeira, pregos, alumínio e outros).
Inicialmente foi feito uma camada total com resíduos de gramas, folhas, gravetos e fezes de cachorro curtida ao sol, uma pequena camada de solo de quintal e duas espécies de minhoca.
Durante o ano foram aplicados questionários com perguntas objetivas a respeito do assunto: reciclagem e destinação do lixo seco e orgânico antes do projeto “Composteira Orgânica”, questionários aplicados durante o projeto e questionários conclusivos no final do 4ªbimestre escolar.
As observações avaliativas foram realizadas uma vez por semana.
RESULTADOS:
A primeira carga de húmus (adubo orgânico obtido após três meses de funcionamento da composteira), foi espalhada no canteiro de ervas medicinais da escola.
Os alunos observaram que houve melhora no desenvolvimento das ervas medicinais e de mudas de árvores, após o uso do húmus produzido pela composteira, como também o aparecimento de uma terceira espécie de minhoca não introduzida inicialmente, a qual tem preferência por fezes curtidas de cachorro, e também outras espécies invasoras como besouros, formigas, baratas, moscas, caramujos, centopéias, aranhas, aves (sabiás e pardais).
CONCLUSÕES:
Com a realização desse projeto compreende-se que o ensino deve ser entendido como uma ação planejada e organizada, visando a superação do conhecimento anterior, compreendido no contexto de vida dos alunos para promover o entendimento da transformação do fato natural e científico.
Nessa perspectiva o ensino de ciências, mediado pelo professor, promove conhecimento científico como instrumento de transformação social, contribuindo para o desenvolvimento crítico do aluno.
Instituição de fomento: Prefeitura Municipal de Araucária – Secretaria Municipal de Educação
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Compostagem; Lixo Orgânico; Húmus.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005