IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE OLERÍCOLAS COMERCIALIZADAS EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO.
Ana Rafaela de Araújo 1 (fafaelinha@hotmail.com), Danúbia Cristina Marques de Pinho 1, Lilian Fernanda Carvalho Garcia 1, Raíssa Neiva Martins 1, Delineide Pereira Gomes 2 e José Magno Martins Bringel 2
(1. DEPTO. DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO - UNICEUMA; 2. DEPTO. DE QUÍMICA E BIOLOGIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA)
INTRODUÇÃO:
O consumo de hortaliças é uma importante fonte de alimentação e vem crescendo ano a ano. Com base nisto, a utilização de sementes de boa qualidade (com alto vigor e potencial germinativo) é indispensável para instalação de lavouras produtivas e altamente rentáveis aos produtores. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade fisiológica de sementes de olerícolas comercializadas em São Luís - MA.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes (LAS) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e foram utilizadas sementes de alface (Lactuca sativa), couve (Brassica oleraceae), pepino (Cucumis sativus) e tomate (Lycopersicum esculentum) sendo duas cultivares para cada olerícola. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 8 tratamentos e 4 repetições sendo as médias transformadas em arc sen√% e comparadas pelo teste de Tukey a 5 % de probabilidade. As sementes foram avaliadas através do método do papel de filtro umedecidos em gerbox utilizando quatro repetições de 100 sementes (400 sementes por cultivar). A qualidade fisiológica foi obtida pelos testes de vigor e de germinação (primeira contagem de germinação).
RESULTADOS:
As cultivares alface “Americana”, couve “Manteiga”, pepino “Caipira”, tomate “Santamélia” apresentaram os maiores percentuais de vigor e plântulas normais quando comparadas com as demais cultivares. A cultivar couve “Manteiga” Legítima Pé Alto e o tomate “Santa Clara” apresentaram índices baixos de vigor e de plântulas normais, além de apresentarem altos percentuais de sementes mortas.
CONCLUSÕES:
As duas cultivares de alface, pepino e o tomate “Santa Amélia” apresentaram boa qualidade fisiológica, enquanto que as duas cultivares de couve e o tomate “Santa Clara” obtiveram uma baixa qualidade, quando comparada com as demais cultivares.
Palavras-chave:  OLERÍCOLAS; SEMENTES; QUALIDADE FISIOLÓGICA.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005