IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
APLICAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE REDES SUBTERRÂNEAS DE ENERGIA ELÉTRICA NA REVITALIZAÇÃO DO PORTO GERAL DE CORUMBÁ-MS.
Maikon de Almeida Varela 1 (maikonvarela@hotmail.com), Lucas Martins Gonçalves Junior 1, Thiago Ribeiro Kussano 1 e Jeferson Meneguin Ortega 1
(1. Departamento de Engenharia Elétrica, PET, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS)
INTRODUÇÃO:
Com a redução dos custos e o desenvolvimento tecnológico, aliado ao maior interesse da sociedade por soluções de desenvolvimento sustentável, as redes subterrâneas têm se tornado uma opção acessível à preservação do patrimônio histórico urbano brasileiro. As redes subterrâneas em oposição às redes aéreas, apesar de apresentarem maior custo de instalação, possuem menor custo de manutenção, maior durabilidade, confiabilidade e segurança, além de dispensarem o uso de postes e cabos externos, evitando a poluição visual urbana. E este é o caso da cidade de Corumbá no Mato Grosso do Sul, onde através do programa Monumenta, o Ministério da Cultura financiou a revitalização do porto geral, objetivando a remoção da antiga rede elétrica, visto que, postes de concreto, transformadores e a fiação interferem nas fachadas dos casarões. Neste contexto, este trabalho objetiva avaliar a aplicação de novas tecnologias em redes subterrâneas na cidade de Corumbá-MS, em favor de preservar o patrimônio histórico urbano da cidade, mais especificamente, o conjunto arquitetônico do centro histórico do casario do porto.
METODOLOGIA:
Foram realizadas visitas técnicas tanto nas estruturas de redes subterrâneas de Brasília-DF, como no canteiro de obras no porto geral de Corumbá-MS com o propósito de se fazer um diagnóstico das tecnologias aplicadas na utilização de redes subterrâneas. Realizou-se uma avaliação das novas tecnologias e um estudo do projeto proposto para cidade de Corumbá, através do qual se pode destacar vários pontos, dentre os quais: o impacto visual da iluminação pública e das redes aéreas de alta e baixa tensão na estrutura arquitetônica do porto, a segurança e a confiabilidade da estrutura de distribuição subterrânea, as soluções empregadas no processo de construção civil dos bancos de dutos, poços e caixas de inspeção, além da análise de confinamento ou controle do campo elétrico. A partir destas observações foi possível analisar qual a relevância das aplicações de novas tecnologias na rede elétrica e sobretudo, da importância da própria implantação da rede subterrânea no porto de Corumbá.
RESULTADOS:
Em relação aos aspectos técnicos da obra em Corumbá, foram utilizados dutos corrugados de polietileno de alta densidade com o intuito de evitar a infiltração de água, atrito entre cabos e dutos, efeitos dos agentes químicos do solo e a deformação por esforço mecânico. Afim de facilitar a drenagem da água, as linhas de dutos foram construídas com uma inclinação mínima de 0.05% para os poços e caixas. Já os poços de inspeção foram construídos com dimensões suficientes para pessoas trabalharem em seu interior. Para o confinamento e controle do campo elétrico, foram utilizados: cabo elétrico isolado, terminal e emenda polimérica do tipo modular, linha de acessórios totalmente isolados e blindados, facilitando as conexões de cabos de energia pelo sistema “plug-in”. Pelo fato do porto ser um local onde há circulação constante de pessoas, foi adequado o uso de transformadores Pad Mounted, pois, são compactos e possuem partes energizadas protegidas contra vandalismos e acidentes. Com respeito aos aspectos arquitetônicos, foi de fundamental importância a retirada da rede aérea, já que permitiu a revitalização das características originais do conjunto arquitetônico do centro histórico do casario do Porto.
CONCLUSÕES:
De fato, a utilização de novas tecnologias de rede subterrânea é de suma importância para o sucesso da implantação do programa Monumenta, que visa estabelecer um processo de revitalização dos sítios urbanos que dê sustentabilidade ao patrimônio e contribua para o aumento da qualidade de vida das comunidades envolvidas. Ademais se constatou que o emprego de novas tecnologias de rede subterrânea na obra, garantiram uma maior qualidade, confiabilidade e segurança na distribuição de energia elétrica no Porto Geral de Corumbá.
Instituição de fomento: SESu/MEC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  subterrâneas; subterrânea; Corumbá.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005