IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ESTUDO DO MEIO COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIARARAS / SP
Olavo Raymundo Júnior 1 (olavojunior@uniararas.br), Julio Valentim Betioli 1, José Antônio Mendes 1 e Cristiano Magini 4
(1. Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS; 2. Centro Universitário Hermínio Ometto-UNIARARAS; 3. Centro Universitário Hermínio Ometto-UNIARARAS; 4. UNESP - Campus São Vicente.)
INTRODUÇÃO:
O município de Araras está localizado no interior do Estado de São Paulo. A população do município em 2002 era de 104 205 habitantes. No contexto regional, o município encontra-se na região do Alto Mogi compondo com outros uma população de 587.937 habitantes. O processo de urbanização acelerada, a industrialização e a ocupação intensiva do solo pela agricultura geraram problemas ambientais e sócio-econômicos que exigem flexibilidade e conhecimento generalista para os futuros profissionais da educação que irão atuar na região. O Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS, consciente deste contexto, procura formar profissionais generalistas com perfil para atuar em centros de excelência e na comunidade. Desta forma, os estudos interdisciplinares são importantes ferramentas para a formação de Professores na área de Ciências Biológicas. O Curso de Biologia da UNIARARAS iniciou suas atividades em março de 1974. Durante este período a formação dos profissionais procurou adequar-se às mudanças da região. Dentre as várias atividades desenvolvidas no curso, o estudo de meio vem sendo desenvolvido há oito anos, como atividade curricular obrigatória. O objetivo deste estudo de meio foi integrar as diferentes áreas para a formação generalista de um Licenciado em Ciências Biológicas, atendendo a Resolução CNE/CES 1.301/2001.
METODOLOGIA:
As visitas técnicas são planejadas para propiciar uma visão ampla da atuação do profissional focando problemas regionais, principalmente nas microbacias hidrográficas (Ribeirão da Araras em Araras e Rio Corumbataí, Municípios vizinhos) e reconhecimento de outros ambientes fora da região. Dentre deste contexto, o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba na região de Ubatuba/SP, é um local que possui ambientes diversificados: Floresta Ombrofila Densa, Restinga, Mangue, Costão Rochoso, Praias e ambientes alterados pela ação antrópica. A região de Delfinópolis/MG, compreende ambiente de cerrado, campos rupestres e formações rochosas nas quais é possível observar e descrever fraturas, movimentações e processos de metamorfização. Na cidade de Curitiba/PR é focado a questão do planejamento urbano, parques urbanos e programas de educação ambiental desenvolvidos no município. Os trabalhos se desenvolvem durante quatro dias em média. Os alunos são divididos em grupos e os pontos de observação são estabelecidos após um reconhecimento do ambiente. No período noturno são organizados os dados coletados em campo para posterior apresentação de um relatório. A elaboração do relatório inicia-se durante o período de visita, a partir dos dados coletados nas atividades de campo e é concluído após prazo pré-estabelecido. A entrega e a correção dos relatórios são componentes integrantes das atividades acadêmicas que os alunos precisam desenvolver durante o curso.
RESULTADOS:
O relatório é dividido em diferentes tópicos, de acordo com as atividades realizadas: nas Microbacias hidrográficas – são selecionados pontos para coleta de água, descrição da topografia e fragmentos florestais; em Picinguaba, é enfatizado a descrição dos tipos de solo encontrados a partir da praia, restinga e mata de encosta, destacando a gênese e formação do solo nestes ambientes, em cada ambiente são estabelecidas parcelas para obtenção de dados físicos e químicos do local e descrição da vegetação, armadilhas para coletas de animais, coleta e identificação dos representantes do plâncton, no mangue e estuário, hidrologia de rios e mangues. Os impactos ambientais são quantificados na vila de Picinguaba, ocupação dos morros pela população, qualidade da água e perda da identidade cultural da comunidade de pescadores. Em Delfinópolis/MG são descritos e identificados os processos geológicos responsáveis pela formação da Serra Preta, descrição do gradiente da vegetação de cerrado e campos rupestres, adaptações da vegetação ao déficit hídrico, durante a exploração da trilha, identificação e reconhecimento da fauna terrestre e aquática. Já em Curitiba/PR, as atividades iniciam-se pela Secretaria de Meio Ambiente em que são apresentados os programas de educação ambiental e ao IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) – órgão responsável pelo planejamento urbano da cidade. Os discentes têm a oportunidade de visualizar um projeto urbano que prioriza o verde como componente fundamental da qualidade de vida.
CONCLUSÕES:
Ao complementar estas atividades o futuro Licenciado em Ciências Biológicas, egresso pela UNIARARAS, agregará em sua formação acadêmica uma ampla visão integrada e multidisciplinar na sua área de atuação que irá contribuir para um perfil profissional sólido como preconiza a legislação vigente. A elaboração de relatórios seguindo a metodologia científica a partir do primeiro semestre complementa o perfil do futuro Professor de Ciências e Biologia.
Instituição de fomento: Centro Universitário Herminio Ometto- UNIARARAS
Palavras-chave:  Interdisciplinaridade; Estudos do meio; Ciências Biológicas.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005