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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial | ||
IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA A COMPREENSÃO E AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA NAS COMUNIDADES SURDAS DE SÃO LUÍS-MA | ||
Janaína Teles Pereira 2 (janatelpe@bol.com.br), Jaqueline Santos Costa Leite 4, Kélcia Alexandra Taylor de Carvalho 1, Luciana Karla Almeida Rabelo 1, Lye Fukuda Doihara 1, Natália Régia Santos Lopes 5, Rosângela Lindoso Correa 3, Silvana Martins Pinheiro 1, Sandra Letícia Santos Costa Leite 1 e Maria da Piedade Oliveira Araújo 1 | ||
(1. Depto. de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Maranhão - UFMA; 2. Superintendência de Educação Especial,Secretaria Municipal de Educação de São Luís,Ma - SEMED; 3. Igreja São Pantaleão, Pastoral do Surdo,São Luís,Ma; 4. Curso de Turismo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA; 5. Curso de Matemática, Universidade Federal do Maranhão - UFMA) | ||
INTRODUÇÃO:
O referente trabalho relata a visão histórica da Educação de Pessoas Surdas desde a idade antiga, passando pela Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. E nesse contexto, inserimos a discussão acerca do surgimento da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e a importância desta como primeira língua para a aquisição e compreensão da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua, considerando ainda a influência das principais concepções que permearam a Educação de Surdos (Oralismo, Comunicação Total e Bilingüismo) neste ínterim, detendo-nos na realidade das comunidades surdas de São Luís-MA. |
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METODOLOGIA:
Partimos da observação para discussão das temáticas sobre a história da Educação de Surdos, principais concepções filosóficas e metodológicas que fundamentaram as práticas educacionais em cada contexto histórico e a importância da Libras para a aquisição da Língua Portuguesa na modalidade escrita, enumerando as dificuldades encontradas pelos educandos surdos para esta aprendizagem. |
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RESULTADOS:
Diante das discussões propostas para o desenvolvimento desta pesquisa, objetivamos ampliar as debates, reuniões acerca destas questões abordadas neste trabalho, divulgando seus resultados para as Comunidades Surdas e ouvintes (professores, graduandos de Pedagogia, Letras, familiares, etc.), a fim de contribuir para que se cumpram os direitos garantidos por lei aos Surdos (Libras como língua oficial dos Surdos, acessibilidade na comunicação, etc.) aos Surdos, ressiguinificando seu processo de aprendizagem da Língua Portuguesa escrita sem, contudo, desrespeitar sua especificidade lingüística, contribuindo assim para uma sociedade mais justa. |
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CONCLUSÕES:
As observações e estudos realizados subsidiaram inúmeras discussões envolvendo os aspectos educativos, sociais e políticos da Educação de Surdos e deficientes auditivos, impulsionando ações que mobilizem a sociedade através de órgãos que trabalham diretamente com esse público e com seus familiares, como escolas, associações, igrejas que estão inseridas na luta pela valorização do surdo e pelo reconhecimento social de seus valores e potenciais. |
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Palavras-chave: Educação de Surdos; Língua Brasileira de Sinais; Língua Portuguesa L2. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |