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G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 4. Políticas Públicas | ||
SATÉLITES DE TELECOMUNICAÇÕES: UMA APLICAÇÃO NA TELEMEDICINA E NA ASSISTÊNCIA JURÍDICA REMOTA | ||
Edmilson de Jesus Costa Filho 1 (costafi@ige.unicamp.br), Alberto de Pontes Jardim Júnior 2 e Eduardo Pinho Alves de Souza 3 | ||
(1. Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociencias UNICAMP; 2. Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; 3. Faculdade São Luis) | ||
INTRODUÇÃO:
Desde o advento do consórcio INTELSAT, o maior consórcio internacional na área de telecomunicações em 1965, a difusão das aplicações dos satélites de telecomunicações aumentou exponencialmente. O Brasil participa do consórcio de forma marginal, através dos satélites BRASILSAT´S. Entretanto a participação no consórcio não se limita a compra de satélites, mas também no desenvolvimento de toda uma infra-estrutura associada. Este é um dos fatores limitantes da difusão dos usos e aplicações desta tecnologia. A Privatização da TELEBRÁS, o principal ator nacional na área, e a perda do sentido estratégico pelo Estado, que durante o período do regime militar (1964-1985) investiu na melhoria do sistema de telecomunicação como fortalecimento do poder nacional, também contribuiu para a diminuição do papel social que a tecnologia de telecomunicações guardava consigo. O objetivo deste trabalho e avaliar as novas aplicações das tecnologias de satélites tendo como pano de fundo a política pública de inclusão digital do governo federal, aplicada num contexto mais amplo de superação dos entraves de falta de profissionais nas áreas de medicina e do direito em regiões remotas do país e como a tecnologia de satélites de telecomunicação poderia auxiliar nesses entraves. O argumento principal da pesquisa é que este tipo de tecnologia é um paliativo na solução de problemas como a carência de profissionais e deve haver uma política associada de formação e fixação de profissionais nessas áreas carentes. |
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METODOLOGIA:
A pesquisa foi processada de forma qualitativa a partir de dados dos usuários fornecidos pela área de aplicações do antigo CPqD/TELEBRAS. A partir dos dados foram feitos contatos telefônicos com os usuários. Selecionada uma amostra desses usuários foi aplicado um questionário, dividido em questionário saúde e questionário jurídico. A pergunta principal era buscar aferir a melhoria na qualidade dos serviços prestados à população com a utilização de profissionais de outros centros que prestavam serviços de forma virtual. Após o preenchimento dos questionários foi feita uma análise dos resultados através de ponderações criadas a partir de métodos estatísticos. |
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RESULTADOS:
A pesquisa constatou uma diminuição no erro médico em aproximadamente 30% segundo apontam os próprios profissionais, diminuição no tempo de recuperação do paciente operado em 15%. No que se refere a instancia jurídica existiu uma melhoria no andamento dos processos e julgamentos, sobretudo no segmento de pequenas causas e na vara familiar. |
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CONCLUSÕES:
Como principal contribuição do trabalho, apontamos a existência de forte correlação entre a utilização de mecanismos de comunicação à distância e a melhoria dos serviços prestados à população. Portanto, a orientação normativa é que este tipo de tecnologia deva ser difundido e ampliado, sobretudo, em regiões como o Norte e o Nordeste do país, mais carentes de profissionais do direito e da medicina. Para tanto os principais entraves devem ser transpostos como aumento da infra-estrutura de recepção de dados e treinamento dos potenciais usuários. |
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Palavras-chave: Política Pública; Tecnologia; Satélite de Telecomunicações. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |