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G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura | ||
FOTOGRAFIA: UMA FORMA DIFERENTE DE VER A NOSSA HISTÓRIA | ||
MARIA DAGMAR RIBEIRO 1, 2, 3 (mardagmar@bol.com.br), PAOLA DIDIANE RIBEIRO DE AZEVEDO 4 e PAULA DANIELE RIBEIRO AZEVEDO 5 | ||
(1. Graduada do Departamento de Ciências, Letras e Artes - UFRN; 2. Bacharel do Departamento de História - UFRN; 3. Professora do Ensino Fundamental II e Médio; 4. Bacharel do Departamento de Turismo - FACEX/RN; 5. Graduada do Curso de Tecnologia em Meio Ambiente - CEFET/RN) | ||
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho está sendo desenvolvido com o intuito de destacar as raízes da nossa cidade Natal e ressaltar a importância do Patrimônio Arquitetônico Cultural, assim como despertar no educando a sua conscientização enquanto ser e agente transformador da sociedade. Além disso, estaremos desenvolvendo no aluno a oportunidade de mostrar o seu talento criativo sob os diversos aspectos: Apresentar as mudanças ocorridas ao longo do tempo; fazer comparações entre o ontem e o hoje; conferir o que foi danificado pelo homem; relatar o que continua sendo preservado e que faz parte do Patrimônio Cultural da União; pesquisar sobre a fundação e conservação dos prédios fotografados e, apresentar o contraste entre o antigo e o contemporâneo. Este projeto também busca refletir sobre as condições precárias em que se encontra o Patrimônio Cultural Arquitetônico da cidade do Natal, assim como mostrar para os nossos alunos que é possível preservar e dar continuidade a história sem precisar destruir nossos bens culturais. Através das fotografias apresentaremos as mais variadas formas de representações da Cultura Arquitetônica Potiguar, proporcionando um conhecimento mais amplo sobre a formação e preservação do Patrimônio Cultural Arquitetônico do Rio Grande do Norte. |
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METODOLOGIA:
Para a realização e execução do projeto contamos com os recursos abaixo relacionados: Aulas expositivas em que o professor, através de sua vivência e da teoria existente sobre sua disciplina (Cultura do RN), apresente informações relevantes para o aluno, visando despertar o interesse para o entender do preservar e conservar o Patrimônio Cultural; Visitas externas para a vivência “in loco”, através das informações recebidas em sala de aula; Leitura do assunto para aprofundar as informações recebidas e criar uma perspectiva de conscientização; Apresentação de vídeos, filmes, textos, reportagens de jornais, revistas, internet, fontes orais, como entrevistas e etc. Desenvolver aulas de campo em torno dos pontos turísticos visitados, assim como registrar através da escrita, da fotografia e da filmagem tudo que foi observado e analisado pelo aluno. Todos esses recursos têm como finalidade facilitar a produção e execução do projeto. |
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RESULTADOS:
Diante de tudo o que foi pesquisado e analisado observou-se que é dada pouca importância ao Patrimônio Cultura da cidade do Natal, pois poucos são os prédios que foram restaurados. Alguns são utilizados, mas oferecem poucas opções nas atividades sociais e culturais. Em algumas situações observamos que existem determinadas construções que foram totalmente destruídas sem a menor consideração com os nossos antepassados. |
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CONCLUSÕES:
Ao concluirmos o projeto, podemos ressaltar a gratificação sentida pelos alunos por ter realizado um trabalho com uma intencionalidade educativa e de conscientização (relação teoria e prática de forma articulada); a importância do trabalho em equipe; o desvelar da pesquisa como base de aprendizagem constante para as ações pedagógicas; a vivência do planejamento, desenvolvimento e avaliação de uma atividade conseqüente, bem como o sentido de uma forma critica e criativa de trabalhar com a educação. Vimos que a educação como fator cultural é uma questão que deve ser abordada continuamente pelas escolas e que deve estar associada a prática, para que, tanto o educador como o aluno, de forma dinâmica, tenha contato com o mundo que o cerca, e assim possam construir e pensar como cidadãos de uma sociedade tão destituída de conceitos teóricos no que diz respeito a educação e a cultura. |
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Instituição de fomento: COMPLEXO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: FOTOGRAFIA; PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO CULTURAL; CIDADE DO NATAL. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |