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H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 6. Fundamentos e Crítica das Artes
ESTRATÉGIAS NARRATIVAS NA DRAMATURGIA: O MELODRAMA E SEUS CONGÊNERES
Cristiane Valéria da Silva 1 (crisporumtriz@gmail.com) e Claudia Mariza Braga 2
(1. Depto. das Psicologias - UFSJ; 2. Depto.de Letras, Artes e Cultura - UFSJ)
INTRODUÇÃO:
Parte do projeto de pesquisa Do Melodrama à Telenovela: Dramaturgia Popular no Brasil, atualmente desenvolvido no GETEB - Grupo de Estudos e Pesquisa em Teatro Brasileiro, o presente trabalho se propõe a discutir e analisar, com base nos preceitos aristotélicos para a tragédia grega clássica, as estratégias narrativas presentes na dramaturgia popular, mais precisamente, no melodrama e em seus desdobramentos. O melodrama caracteriza-se por ser um gênero teatral extremamente popular, voltado para um público heterogêneo, inicialmente composto, em sua maioria, pela classe proletária. Tal característica pode também ser atribuída à telenovela, quando esta, devido aos meios de comunicação de massa possui o poder de atingir um público sem fronteiras de classe social ou econômica. Utilizando estratégias tais como a peripécia e o reconhecimento, descritos por Aristóteles e presentes na tragédia, o gênero melodramático obtém aceitação e aclamação junto ao público, desde o seu surgimento, em fins do século XVIII. A maneira como a narrativa se constrói no melodrama, e posteriormente na telenovela, ilumina os aspectos que garantem sua permanência e aceitação.
METODOLOGIA:
A metodologia de trabalho utilizada para viabilização do presente trabalho foi a da análise direta de fontes primárias – obras dramatúrgicas melodramáticas produzidas e/ou encenadas no Brasil nos séculos XIX e XX e telenovelas, de modo a possibilitar seu estudo comparativo e análise à luz, sobretudo, de alguns estudos explicativos sobre os gêneros em questão. Foi realizado o estudo de bibliografia específica publicada sobre os gêneros para o estabelecimento das bases teóricas da análise desenvolvida, focando a estruturação narrativa e dramática. Para levantamento e registro da produção crítica do período foram realizadas pesquisas de campo principalmente nos arquivos jornalísticos microfilmados existentes na Biblioteca Nacional.
RESULTADOS:
Considerando que a dramaturgia não é um fenômeno isolado, refletindo situações políticas, sociais e culturais e com elas dialogando, a análise dos resultados obtidos se deu a partir do cruzamento dos dados obtidos, ou seja: estudo comparativo desta produção dramatúrgica em diversos momentos históricos de forma a estabelecer as transformações de sua estrutura formal; estudo comparativo de sua inserção social e sua receptividade desde o surgimento do melodrama no país, até o aparecimento e estabelecimento da telenovela brasileira.
CONCLUSÕES:
Apesar das transformações ocorridas desde o seu surgimento, foi possível observar que a estrutura narrativa e os elementos descritos por Aristóteles, tais como a peripécia e o reconhecimento, estão presentes no gênero melodramático e em seus congêneres. Através das estratégias narrativas apresentadas é possível perceber que, da tragédia à telenovela, há uma continuidade estrutural, sendo possível, ainda, observar a permanência do gênero melodramático através de características da telenovela, o que contribui para uma boa receptividade da mesma.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  melodrama; telenovela; estratégias narrativas.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005