IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
ANÁLISE E MAPEAMENTO DE PROCESSOS EROSIVOS: O CASO DO BAIRRO JACU, AÇAILÂNDIA – MA
Raifran Abidimar de Castro 1 (raifrandecastro@bol.com.br) e Luis Carlos Araujo dos Santos 2
(1. Acadêmico de Geografia do Centro de Est. Superiores de Imperatriz - CESI/UEMA; 2. Prof. Msc. Dep. de História e Geografia - CESI/UEMA)
INTRODUÇÃO:
As Erosões urbanas têm causado sérios problemas sócio-ambientais em todo o mundo.No Brasil tem-se um leque de casos que exemplificam bem estes problemas. Um deles é a cidade de Açailândia – MA, localizada a Oeste do Estado do Maranhão, divisa com o estado do Pará. A décadas seus habitantes enfrentam as erosões, as quais surgiram principalmente depois do crescimento desordenado da cidade, ocasionando o desmatamento e a ocupação de áreas inadequadas.
As erosões desta cidade têm causado problemas ambientais, como a perda de solo e o assoreamento de rios e córregos, assim como problemas sociais destacando as perdas de moradias e vidas humanas. Sabe-se que uma das principais formas de conhecer as causas do crescimento de uma erosão é analisando e mapeando os processos erosivos, o qual constitui o principal objetivo desta pesquisa, além de relacionar os processos erosivos e suas características, mapeá-los e identificar os locais de maior interferência antrópica no desenvolvimento destes processos erosivos.
A importância desta pesquisa diz respeito à contribuição para a escolha da melhor técnica de controle do crescimento da erosão, bem como identificar e mapear os locais de maior interferência antrópica o que provoca maior risco a população circunvizinha.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi executada pelo professor orientador e pelo aluno bolsista e constou dos seguintes procedimentos:
- Levantamento bibliográfico sobre erosões urbanas, movimentos de massa, estabilidade de taludes, solos e processos erosivos;
- trabalhos de campo para identificação e estudo dos processos erosivos, bem como da ação antrópica na erosão. Durante as visitas a campo também se coletaram coordenadas na extensão de todo a área da voçoroca, utilizando o GPS GARMIM GPS 12, Software SPRING 4.0;
- documentação fotográfica para uma visão geral da área e destacando os processos erosivos separadamente;
- elaboração do mapa geral da erosão utilizando-se as coordenadas coletadas e o software Spring;
- elaboração da carta de processos erosivos, utilizando-se como referência o mapa geral da erosão, a documentação fotográfica e as análises de campo, tendo como meio de elaboração final software Corel Draw;
- relatório final com listagem dos processos erosivos identificados, com análise
RESULTADOS:
Após aplicação da metodologia identificaram-se os seguintes processos erosivos: solapamentos de base de talude, caracterizados pela escavação das bases, causadas por fluxos concentrados pluviais e por fluxos concentrados de esgotos domiciliares; rede de ravinas, causada pela retirada total da cobertura vegetal de grande área da voçoroca; filetes sub verticais nos taludes causado pelo escoamento concentrado pluvial que escavam os taludes; voçorocas de médio e pequeno porte localizadas nas paredes da erosão apresentando vertentes extensas; transporte de partículas de solo pelo escoamento superficial difuso ou concentrado divididos em: fluxo de esgoto residencial e fluxo de águas pluviais, este tendo como característica principal, o transporte das partículas de solo por um fluxo intermediado entre difuso e concentrado, percorrendo toda a extensão do interior da erosão, levando as partículas até o leito do Rio Açailândia.
Na área da voçoroca existem quatro grade áreas de lançamento de lixo, caracterizam pelo lançamento nos locais onde ocorreu o encontro entre a voçoroca e as ruas, sendo estas cortadas pela erosão. Tendo como base este fenômeno, enumeraram-se as áreas em: área 01, lançamento na Rua JK, no lado norte da voçoroca; área 02, lançamento no final da rua Pedro Álvares Cabral; área 03, lançamento no final da JK, no lado sul da voçoroca; área 04, lançamento no final da Rua 09 de julho, no lado sul da voçoroca.
CONCLUSÕES:
Após a análise dos resultados constatou-se que os pontos de maior interferência na erosão são caracterizados por solapamentos de base de taludes, por fluxos concentrados de esgotos residenciais e por rede de ravinas. O mais preocupante é a grande interferência da comunidade local nestes processos erosivos. Pois a maior freqüência de solapamentos de base de taludes se localiza próxima aos pontos de lançamento de lixo 02 e 03 onde o lixo empurra os fluxos de água para as bases dos taludes provocando a perda de solo.
O grande lançamento de esgoto nas ruas do bairro acaba se concentrando, devido à topografia, e estes fluxos se tornam sérios agentes erosivos quando os mesmos encontram a cabeceira da erosão, ampliando seu crescimento em direção às residências.
A retirada total da vegetação e da cobertura superior do solo numa área que pode chegar a 38 metros de largura por 52 metros de comprimento, propiciou a formação de uma grande rede de ravinas causando a remoção de solo, principalmente quando ocorre a interligação entre várias ravinas, diminuindo a inclinação da vertente.
Espera-se que esta pesquisa venha contribuir para a solução deste problema, pois, os resultados obtidos podem ser utilizados para conscientização da comunidade local instruindo-a dos problemas que a ação poluidora é devastadora pode causar.
Instituição de fomento: CNPq - PIBIC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  voçoroca; processos erosivos; erosões.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005