IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 7. Fisiologia - 5. Fisiologia
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E CRIAÇÃO DE RATOS WISTAR NO BIOTÉRIO DO DECB/UERN
Josivânia Soares Pereira 1 (josigej@yahoo.com.br), Andréia Freitas de Oliveira 1, Júlio Cézar de Oliveira 1, Vladiana Gamiz de Lima 1 e Francisco Barros Barbosa 1
(1. Depto. de Ciências Biológicas, Univ. do Estado do Rio Grande do Norte - UERN)
INTRODUÇÃO:
A utilização de animais nos trabalhos experimentais de pesquisa científica tem sido de fundamental importância, não só pelos avanços que permite no conhecimento dos mecanismos dos processos vitais, mas também no aperfeiçoamento dos métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças tanto na medicina humana como veterinária. A produção desses reagentes é sempre um desafio para qualquer instituição de ensino / pesquisa, uma vez que estes animais, em função de suas cargas genéticas, são mais susceptíveis a contaminações e morte. O início da produção / criação de ratos aqui na UERN é recente. Por isto, este trabalho objetivou avaliar o desempenho do Biotério do DECB na replicação e manutenção das matrizes desses animais.
METODOLOGIA:
Cinco casais de ratos Wistar Hannover provenientes de uma colônia da UNICAMP- SP foram inicialmente utilizados para a produção de novas matrizes pelo sistema RAN ROTAIONAL – ALEMANHA, metodologia esta que foi repetida por três gerações. A avaliação da capacidade reprodutiva dos animais foi feita determinando-se a quantidade de filhotes por casal e o índice de mortalidade até o segundo dia após o nascimento. Para a avaliação do padrão de crescimento, oito filhotes foram escolhidos aleatoriamente e pesados a cada dois dias até completarem 21 dias (época do desmame) e a partir daí , a cada três dias , até completarem 90 dias (maturidade sexual), sendo construída uma curva de crescimento.
RESULTADOS:
Foi registrada uma natalidade média de oito filhotes por ninhada (DP= 4,418576, min.= 2, max.= 16, n = 125) e a mortalidade inferior a 2% (n= 2). A média de peso ao nascimento foi de 5,85 g (DP= 0,575039, min.=5, max.= 6,5), ao desmame foi 50,25g (DP= 1,669046, min. = 47, max. = 52) e aos noventa dias foi 391g (DP= 7,708993, min. = 376, max.= 397), com ganho de peso médio diário de 4,28 g (DP= 0,080178, min.= 4,16, max.= 4,35). Os resultados encontrados estão idênticos aos apresentados por outras universidades.
CONCLUSÕES:
Pelos resultados obtidos pode-se concluir que o Biotério do DECB / UERN tem se mostrado adequado para a produção/ manutenção de ratos desta espécie e que os animais são de boa qualidade e adequados para o uso em atividades de pesquisa / ensino.
Palavras-chave:  Ratos Wistar; Produção; Manutenção.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005