IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Maria do Socorro Gomes Cabral 1 (socorro_nutri@hotmail.com), Semíramis Silva Santos 1 e Márcia Andrea Moura Fé 1
(1. Depto. de Nutrição, Universidade Estadual do Ceará - UECE)
INTRODUÇÃO:
Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN’s) são unidades de trabalho que desempenham atividades relacionadas à elaboração e fornecimento de refeições que atendam a uma dieta balanceada e adequada aos hábitos alimentares dos usuários. Desta forma, a importância de se avaliar a qualidade de um serviço de alimentação, reside em detectar falhas no processo produtivo, favorecendo a correção das distorções, garantindo, assim, a oferta de alimentos que promovam a nutrição e a saúde dos indivíduos. O objetivo do trabalho foi avaliar a garantia e controle de qualidade em uma Unidade de Alimentação e Nutrição, com vistas a conhecer o desempenho de suas atividades dentro do âmbito de segurança alimentar, além de identificar as falhas estruturais que possam comprometer a qualidade do serviço e avaliar a qualidade nutricional e sensorial dos cardápios, aspectos físicos e procedimentos, interação equipe empresa e atendimento ao cliente.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado em uma Unidade de Alimentação de um restaurante comercial situado no bairro Meireles, classe A, em fortaleza, no período de 2 dias alternados. Aplicou-se um check list dividido em cinco blocos: qualidade nutricional, qualidade sensorial, aspectos físicos e procedimentos, qualidade entre equipes e empresa e, por fim, atendimento ao cliente. Os resultados foram compilados e classificados conforme critérios pré-estabelecidos no check list.
RESULTADOS:
Bloco 1 – Qualidade nutricional: Excelente, todos os grupos da pirâmide alimentar estão representados. Bloco 2 – Qualidade sensorial: As preparações apresentam excelente qualidade quanto ao sabor, aroma, consistência, cor / aspecto, quantidade e tempo de distribuição. Bloco 3 – Aspectos físicos e procedimentos: A estrutura atende a maioria dos itens investigados, sendo que, o piso, as paredes e a ventilação não correspondem às exigências do manual da ABERC. Bloco 4 – Aplicação da qualidade entre equipe e empresa: A equipe mostra um nível satisfatório de comprometimento com a empresa e, esta, com o aperfeiçoamento profissional de seus funcionários. Bloco 5 – Atendimento ao cliente: O atendimento prima pela qualidade e satisfação do cliente, sendo considerado excelente.
CONCLUSÕES:
A UAN pesquisada apresentou, de maneira geral, resultados satisfatórios quanto ao desempenho de suas atividades proporcionado, assim, garantia e controle da qualidade dos serviços oferecidos.
Palavras-chave:  Unidade de Alimentação e Nutrição; qualidade; controle.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005