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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
AVALIAÇAO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO UMA FERRAMENTA PARA GESTAO DE EMPRESAS
SUNAMITA LIDIA LOPES DA SILVA 1 (sunamitalidia@bol.com.br), SERGIO LUIZ AGOSTINHO GONCALVES 1, ANDRE DE FARIA THOMAZ 1, CINARA RODRIGUES LAURIA 1 e ANTERO EUGENIO DO VALE 1
(1. Faculdade de Minas - FAMINAS - Muriaé)
INTRODUÇÃO:
A evolução das organizações e a intenção de se formar uma estrutura sólida e duradoura notou-se a grande função dos controles, que se tornaram uma exigência lógica. A pequena organização tem seu sistema normativo de procedimentos estabelecido por seu empresário, que verifica se suas determinações são seguidas e se os seus valores estão protegidos. A sua confiança fica limitada a sua observação e verificação. À medida que a organização se expande, as possibilidades de perda de valores ou de baixa produtividade aumentam, as operações da empresa diversificam-se, os seus campos de atuação com administrações próprias vão se deslocando para outros locais, enfim não há mais possibilidades de uma pessoa manter o controle garantindo total proteção contra os desvios das diretrizes e de perdas patrimoniais. A expressão CONTROLE INTERNO passou a ser utilizada como um meio de distinguir os controles originados dentro ou pela organização. Este estudo possui como objetivo principal avaliar o sistema de controle interno de uma empresa de acordo com os princípios fundamentais do controle interno. Especificamente procura-se: 1) conhecer o sistema de controle interno do setor de pagamentos e recebimentos; 2) Realizar testes com questionário disponível na literatura e 3) Analisar e ressaltar os pontos fortes e fracos de acordo com os princípios fundamentais de controle interno.
METODOLOGIA:
Foi adotada uma delimitação para as áreas de pagamentos e recebimentos, com isso, elaborou-se um planejamento para cumprir 4 (quatro) fases práticas: Conhecer a Empresa; Analisar o Controle Interno existente; Destacar os Pontos Críticos e Propor Soluções. Para coleta de dados foram aplicados questionários visando atender às etapas traçadas. A operacionalização dos resultados foi feita na forma de relatório demonstrando os pontos a serem atacados e os problemas a serem solucionados.
RESULTADOS:
A empresa escolhida para aplicar os conceitos de Controle Interno atua no ramo de comércio atacadista de vidros, espelhos, vitrais e molduras com matriz em Muriaé-MG, possuindo, duas filiais, nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco.Uma empresa de médio porte, com sua gestão administrativa totalmente voltado para conceitos familiares; fundada em 1997 com uma área de 8.000 m2.O seu quadro de funcionários conta com 220 no total. O faturamento mensal gira em torno de mais de R$ 2.000.000,00. A empresa é subdividida em vários setores, mas os que foram analisados em questão foram os de recebimentos e pagamentos. Pontos fortes: dado o crescimento da empresa a mesma teve que adotar procedimentos de certificação de suas atividades, por exemplo, o setor de pagamento só realiza o pagamento e o lançamento de notas que estão devidamente conferidas e vistadas pelos setores competentes, a guarda do talonário de cheques e o numerário ficam na responsabilidade da diretoria financeira, que atua de acordo com as autorizações de pagamentos que são emitidas pelo setor de contas a pagar. O setor de recebimento é totalmente informatizado, propiciando ao sistema lançamentos e verificações automáticas. Pontos fracos: nas repostas algumas informações passadas ficaram distorcidas, pois, passam por muitos setores e sempre a contabilidade em último lugar. Significativa confiança nas relações pessoais. Os setores analisados não produzem relatórios sobre as atividades exercidas.
CONCLUSÕES:
A empresa analisada possui uma organização formal fundada em seu crescimento e experiência dos gestores, as relações inter-pessoais são fatores que possuem grande representação e relevância na definição das funções e cargos dentro da empresa. O plano de cargos é constituído por virtudes como a confiança, para analisar e questionar de forma bem simplificada a estrutura do controle interno de uma entidade desse tipo defronta-se com diversos limitadores: a cultura da confiança e a desconfiança perante aos mecanismos de análise. Esses fatores limitadores impedem que o exame tenha um maior escopo e que as conclusões referentes ao estudo em questão fiquem em aberto e para aperfeiçoar o processo de análise propõe-se algumas sugestões: o controle interno poderá ser mais eficaz se os funcionários forem instruídos em relação às normas internas e que não haja conluio de funcionários na apropriação de bens. A instalação de um processo constante de verificação no sistema de controle interno, a definição e a melhor segregação das funções dentro da atividade. Esse demonstra uma análise bem simples na estrutura do chamado controle interno, expõe-se em determinado estudo que para que o mesmo tenha maior profundidade deverá ser realizado de forma mais aprofundada e em total parceira com a direção da empresa.
Instituição de fomento: Faculdade de Minas - FAMINAS e Laticínios DaMatta
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Controle Interno; Gestão de empresas; Controles gerenciais.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005