IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 7. Teorias da Comunicação
Corpo: a primeira mídia
Maristela Rocha 1 (maristelarocha@terra.com.br)
(1. UNIVERSO)
INTRODUÇÃO:
A sociedade, em todos os tempos, cria estereótipos da imagem corporal, moldando a estética de acordo com os padrões de beleza vigentes. Essa mesma sociedade rejeita corpos mutilados ou distantes dos valores em voga. As pessoas, afinal, procuram sempre uma maneira de identificação com o outro, encaixando-se no padrão estabelecido e essa corrida pela adaptabilidade é, muitas vezes, uma fonte de desajuste emocional e físico. O século XX nos legou um complexo de situações que nos desestabilizam a cada momento, enfatizadas por características como a globalização, a alta tecnologia, o consumismo e o hedonismo, o niilismo, o pastiche, o simulacro. Isso porque o indivíduo da contemporaneidade é essencialmente performático e quando essa performance é abalada as inúmeras facetas corporais são afetadas. O início do novo século também é marcado pelo limite diário entre a vida e a morte; às vezes pela morte em plena vida.
METODOLOGIA:
Quanto aos fins, a pesquisa desenvolvida é descritiva, uma vez que remete a aspectos da evolução tecnológica, em especial do século XX aos dias atuais; histórica pelo encadeamento de fatos e de teorias; comparativa porque empreende uma conexão entre tecnologia e a própria trajetória do homem, sobretudo na chamada fase Pós-Moderna; quanto aos meios, a pesquisa é documental.
RESULTADOS:
O corpo espetáculo, o corpo do prazer, do risco, dos extremos entre a obesidade e a anorexia, o body building e o body modification apresentam-se como marcantes características contemporâneas. As ciências biomédicas, cada vez mais, vêm acompanhando essa tendência e o aparato tecnológico permite que possamos regrar as formas de nosso corpo, reduzindo a distância entre o que deseja a mente e o seu reflexo no corpo, através de moderadores de apetite, substâncias que permitam maior desempenho sexual, drogas para insônia, depressão ou para melhorar a performance, para adiar o envelhecimento. Isso porque o corpo é comunicação, é performance, é vida.
CONCLUSÕES:
Na contemporaneidade as novas tecnologias de comunicação vêm estabelecer a possibilidade de mudança na experiência de nossos corpos, abrindo novas possibilidades físicas, sensoriais, emocionais. Corpo que se move, corpo que dança. A mão que rege, a voz que encanta, os pés que marcam o ritmo dinamizando a música, a vida. Emoções que a tecnologia não conseguiu apagar e que nos levam a concluir que o corpo é a primeira mídia da história da humanidade: é o meio de expressão, de comunicação que revela as várias fases da trajetória do homem na Terra.
Instituição de fomento: UNIVERSO
Palavras-chave:  Corpo; mídia; contemporaneidade.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005