IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 8. Organizações e Alternativas Organizacionais
A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE ASSOCIAÇÕES RURAIS
Sandro Pereira Silva 1 (sandroecbr@yahoo.com.br), José Luiz Alcantara Filho 1, Fernanda Abreu Nagem 1 e Maria Izabel Vieira Botelho 2
(1. Depto. de Economia, Universidade Federal de Viçosa - UFV; 2. Depto. de Economia Rural, Universidade Federal de Viçosa - UFV)
INTRODUÇÃO:
A região da Zona da Mata de Minas Gerais é a segunda região mais pobre do Estado, com altos índices de desemprego, baixo índice de desenvolvimento humano e população de baixa renda. A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa – ITCP/UFV –, surge com o intuito de fornecer um suporte institucional para atender à população dessa região para uma melhor organização do trabalho existente, viabilizando a constituição e reestruturação de cooperativas. O associativismo e o cooperativismo são instrumentos capazes de oferecer mecanismos para solução de problemas políticos, sociais e econômicos que se encontram presentes em diferentes grupos sociais, desde que sejam adequadamente orientados e geridos democraticamente. A ITCP/UFV cumpre, portanto, um papel fundamental para o desenvolvimento da região como prática de extensão universitária. Com a utilização de metodologias participativas, as opiniões de todos os agentes envolvidos são preciosas na busca da emancipação do grupo trabalhado. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo apresentar os resultados conseguidos pela equipe da ITCP/UFV nos trabalhos realizados junto à Associação dos Fruticultores Rurais do município de Paula Cândido, próximo à Viçosa e também localizado na região Zona da Mata de Minas Gerais.
METODOLOGIA:
O Diagnóstico Rápido Participativo Emancipador (DRPE) foi o método utilizado junto à Associação de Fruticultores Rurais de Paula Cândido para diagnosticar a realidade de forma essencialmente qualitativa, no sentido de levar a uma autonomia na gestão dos próprios problemas da comunidade. O DRPE fornece instrumentos que viabilizam a participação do público que recebe as suas ações, verificando-se, além disso, uma maior flexibilidade na coleta de informações e uma aprendizagem mútua, dentro da perspectiva educativa de Paulo Freire. De acordo com Sousa (2003), no DRPE, especificamente, “considera-se a produção de resultados rápidos, a participação e a conjugação de técnicas qualitativas de pesquisa e de dinâmica de grupo, observando os aspectos da transdisciplinaridade, triangulação na coleta e informações e a análise de conteúdo”. No caso da associação de fruticultores, o DRPE foi aplicado com os seguintes objetivos: identificar os temas geradores dos associados, motivando-os, metodologicamente, a problematizarem sua realidade e avaliarem as ações que eles mesmos podem realizar; levantar informações de natureza qualitativa como base para elaborar estratégias de ação na associação; identificar as limitações e potencialidades dos associados.
RESULTADOS:
A Associação dos Fruticultores Rurais de Paula Cândido foi fundada em 26 de agosto de 1988, com o auxílio de um técnico da EMATER. Ela está vinculada ao Sindicato Rural de Paula Cândido e podem integrá-la produtores rurais que praticam a mesma atividade, incluindo parceiros e arrendatários, desde que concordem com as disposições constadas em seu estatuto e que, pela ajuda mútua, desejam contribuir para a consecução dos objetivos da sociedade. Na aplicação do DRPE, foram utilizadas as seguintes técnicas: Mapeamento Histórico - consistiu na elaboração do desenho do mapa da comunidade e das propriedades na percepção dos próprios moradores; Caminhada Transversal - caminhada da equipe pela comunidade e pelas propriedades dos associados, tomando-se como referência o mapa anteriormente traçado; Rotina Diária - permitiu identificar as atividades cotidianas e a divisão do trabalho na família; Diagrama de Venn - identificou e avaliou as organizações públicas e privadas que têm importância e atuação na Associação, na percepção dos associados; Entra e Sai - detalhou as atividades produtivas e econômicas praticadas pelos associados; Matriz Realidade Desejo - identificou os problemas, suas causas e as possíveis soluções na percepção dos próprios associados; Eleição de Prioridades - permitiu identificar as prioridades sociais dos moradores por meio da realização de uma eleição democrática entre os problemas listados na técnica anterior.
CONCLUSÕES:
Os resultados apresentados neste trabalho representam os problemas, os desejos e as soluções apontadas pelos associados para uma melhor organização do trabalho na Associação. Durante a convivência com o grupo de associados, verificou-se um grande otimismo por parte deles em relação ao futuro da Associação, apesar dos problemas que estão enfrentando, como a disseminação de pragas e altos custos de produção. As várias técnicas do DRPE forneceram várias informações sobre como está a organização atual do trabalho e da produção, o cotidiano e a rotina de trabalho dos associados e as instituições que são importantes à Associação. Os resultados obtidos na eleição de prioridades demonstram bem as principais preocupações dos associados. A falta de organização do volume de produção coletiva foi eleita como o principal problema nos dias de hoje e, segundo os próprios associados, só será resolvido com um planejamento mais bem elaborado e acompanhamento técnico maior, a fim de se organizar melhor a produção entre eles. Para se conseguir este planejamento e buscar o conhecimento técnico necessário será preciso uma maior união do grupo, para que os ideais de cooperação possam estar realmente sendo aplicados. Os próprios associados entendem que só assim conseguirão desenvolver-se economicamente e obter uma melhor qualidade de vida. Além disto, de acordo com suas própria palavras, estarão trazendo desenvolvimento também para o município de Paula Cândido.
Instituição de fomento: FINEP
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Metodologias participativas; Associação rural; Cooperação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005