IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A PROBLEMÁTICA DO LIXO NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB
Adeilson Rolim de Souza 1 (adeilsonrolim@hotmail.com.br), Adriana Cavalcante Ramalho 1, Gisleângelo Estrela Piauí 1, Manassés Almeida Ferreira 1, Maria Betânia Leite Dias 1 e Roberto Martins Dias 1
(1. Depto. de Ciências Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG)
INTRODUÇÃO:
O crescimento gradativo da população, associado ao intenso processo de urbanização e ao consumismo em geral, evidencia um problema característico que é a produção do lixo. Concomitantemente, se instala no Brasil, uma crise no setor de Limpeza Pública, em que, cabe ao Poder Executivo e a sociedade em geral, buscar soluções para esta temática. Sobre o aspecto sanitário, têm-se como medidas, prevenir e combater doenças e epidemias a ele relacionadas. Este trabalho de investigação busca avaliar a forma de atuação da Prefeitura e da Empresa prestadora do serviço, e da sua eficácia nas diversas etapas dos processos de coleta, transporte e destino final do lixo no município de Cajazeiras – PB.
METODOLOGIA:
O trabalho é desenvolvido sobre a base teórico-prático-metodológico, com o levantamento e utilização de uma bibliografia especializada; aplicação de questionários; entrevistas; e visitas de campo, identificando os principais problemas, catalogando-os com registros sistemáticos e fotográficos.
RESULTADOS:
As observações feitas e os dados levantados, revelam que na cidade de Cajazeiras – PB há uma relativa satisfação por parte da comunidade no que se refere à varrição, coleta e transporte dos Resíduos sólidos Urbanos (RSU) produzidos. No seu destino final – Aterro Sanitário –, a disposição final do lixo dos RSU, no que se refere à seletividade, foge às determinações do Ministério da Saúde, uma vez que os resíduos domésticos e comerciais se misturam aos resíduos hospitalares. Somam-se a isto, a presença de roedores e artrópodes (moscas, mosquitos, barbeiros, baratas, pulgas, piolhos, percevejos, etc), que são vetores de agentes infecciosos, e que podem transmitir doenças a comunidade do entorno.
CONCLUSÕES:
No entendimento da complexidade que se efetiva da operação dos RSU, vimos que na cidade de Cajazeiras, apesar de contar com um relativo serviço de varrição, coleta e transporte destes resíduos, vivencia um drama quanto ao destino final do lixo. O seu Aterro Sanitário, embora apresentado como solucionador do problema, pela Secretaria de Planejamento, funciona precariamente, do ponto de vista do aterro, dos procedimentos técnicos exigidos quando da efetivação do aterro; e dos cuidados com o Meio Ambiente e a Saúde da comunidade do seu entorno.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Lixo; RSU; Meio Ambiente.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005