IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM FORTALEZA - CEARÁ: UM ESTUDO DE CASO.
Milena Oliveira David de Vasconcelos 2 (milenadavid@hotmail.com) e Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães 1
(1. Depto. de Educação, Universidade Estadual do Ceará - UECE; 2. Escola Primeiro Degrau)
INTRODUÇÃO:
No início do século XXI a discussão acerca da abertura dos sistemas escolares para a diversidade está presente tanto nas políticas públicas de educação, quanto em pesquisas relacionadas com a educação inclusiva. A educação da criança com deficiência visual se apresenta como um aspecto pertinente desta discussão. A educação especializada do aluno com deficiência visual realizada em ambientes como escolas especiais, foca as necessidades específicas destes alunos as quais devem ser consideradas na construção de práticas de educação inclusiva. Assim os objetivos desta pesquisa foram: descrever como se organiza o processo de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual; caracterizar currículo de uma escola especial para pessoas com deficiência visual e analisar as concepções dos profissionais dessa escola sobre o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido junto aos alunos com deficiência visual.
METODOLOGIA:
Realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso institucional, em determinada escola especial para alunos com deficiência visual localizada em Fortaleza-CE, no segundo semestre do ano de 2004. Os instrumentos de coleta de dados foram: a observação, a entrevista semi-estruturada e a análise de documentos. Foram entrevistados três sujeitos: a coordenadora pedagógica, uma professora da Educação Infantil e outra do Ensino Fundamental. As observações realizadas foram registradas am Diário de Campo. Analisamos, ainda, o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola-caso.
RESULTADOS:
A escola atende cento e quatorze alunos, sendo que setenta destes são alunos regulares e quarenta e quatro, dispõe do atendimento ofertado pela referida Instituição. A proposta curricular atende as normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9394/96, que determina: as disciplinas ministradas para o aluno vidente devem ser também ofertadas aos alunos com limitações visuais com as devidas adaptações de recursos materiais e metodologias de ensino. Os sujeitos relataram acerca das especificidades da sua prática pedagógica junto aos alunos e referiram que a implantação da educação inclusiva sofria com as barreiras impostas socialmente Demonstraram, ainda, acreditarem na possibilidade de inserção com sucesso de seus alunos na rede regular de ensino desde que lhes sejam dadas condições objetivas
CONCLUSÕES:
Que a política educacional no Brasil defende a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino, mas são necessárias muitas mudanças para que a escola atenda, por exemplo, as crianças com deficiência visual. Com relação à organização do processo de ensino-aprendizagem da escola é possível concluir que apesar das dificuldades enfrentadas existem recursos pedagógicos adequados para as atividades propostas. As professoras com formação específica organizam uma metodologia de trabalho que atende as necessidades dos alunos. O currículo segue preceitos da legislação e o PPP da escola tende a ser desenvolvido de forma congruente. Os sujeitos entrevistados revelam que a educação inclusiva do aluno com deficiência visual é possível desde que desenvolvida de forma a respeitar as suas peculiaridades. Apesar das dificuldades enfrentadas na escola, como falta de material didático, de infra-estrutura, a constante demanda de alunos com outras necessidades especiais além da visual, os profissionais entrevistados demonstram engajamento para a realização de todas as suas funções. Concluímos que devem ser oferecidos os principais recursos didáticos e estruturais para as escolas regulares que trabalham com estes alunos. Conhecer o funcionamento de uma escola especial pode auxiliar na ampliação do entendimento acerca das demandas de alunos com deficiência visual.
Instituição de fomento: Universidade Estadual do Ceará - UECE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  EDUCAÇÃO ESPECIAL; DEFICIÊNCIA VISUAL; ESTUDO DE CASO.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005