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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial | ||
PRODUCÃO DE INICIACÃO CIENTIFICA NA AREA DE EDUCACÃO ESPECIAL DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS DA UNESP DE MARILIA NO PERIODO DE 1994 A 2004 | ||
Debora Deliberato 1 (delibera@marilia.unesp.br), Márcia Albuquerque Santos 1 e Carolina Zacarias Fabre 1 | ||
(1. Depto de Educação Especial, Universidade Estadual Paulista - UNESP) | ||
INTRODUÇÃO:
A preocupação da Universidade em inserir os alunos nas atividades de pesquisa tem sido cada vez maior. A participação dos alunos da graduação em grupos de estudos e pesquisa tem sido objeto de preocupação dos docentes das diferentes áreas de atuação em pesquisa. Na Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, os docentes atuantes nos cursos de Filosofia, Ciências Sociais, Biblioteconomia, Pedagogia e Fonoaudiologia têm procurado ampliar as solicitações de auxílios para projetos `as agências de fomento para inserir os alunos nas pesquisas de iniciação cientifica com a finalidade de discutir e aplicar as diferentes etapas necessárias para a elaboração e execução das atividades propostas nos projetos elaborados. Nos últimos dez anos, principalmente com a Declaração de Salamanca, tem-se discutido a necessidade de adequações físicas, escolares e sociais aos indivíduos com necessidades educacionais especiais. Docentes do Departamento de Educação Especial têm tido a preocupação em direcionar os trabalhos científicos na área de educação especial, principalmente frente ao processo de inclusão. Neste sentido, foi objetivo desta pesquisa verificar a produção de trabalhos de iniciação cientifica no contexto da educação especial da Unesp de Marilia no período de 1994 a 2004. |
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METODOLOGIA:
Inicialmente foi feita consulta ao Escritório de Pesquisa e a Seção Técnica Acadêmica da Faculdade de Filosofia e Ciências para identificar todos os projetos de iniciação cientifica aprovados pelas agências de fomento CNPq e FAPESP dos diferentes Departamentos dos cursos já em andamento. Após a identificação dos projetos, foram feitas analises a respeito dos temas, objetivos e procedimentos metodológicos utilizados nas pesquisas de iniciação cientifica na área da educação especial. Estas informações foram obtidas por meio da analise dos relatórios dos trabalhos finalizados e catalogados em sala de arquivos específicos para relatórios de projetos de iniciação cientifica com apoio do CNPq. Todos os projetos da área de educação especial entre o período de 1994 a 2004 com apoio do CNPq foram analisados. Foi estabelecido um protocolo de registro das informações de cada relatório, ou seja, foram identificados os departamentos de origem das pesquisas, o orientador responsável, os temas, os objetivos estabelecidos e as metodologias utilizadas. Os relatórios de pesquisa de iniciação cientifica da FAPESP não foram analisados, por não fazerem parte do arquivo de relatórios. |
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RESULTADOS:
Por meio dos resultados dos protocolos foi possível identificar 37 trabalhos com apoio CNPq e cinco trabalhos com apoio da FAPESP na área de Educação Especial; 402 e 99 pesquisas com apoio do CNPq e Fapesp respectivamente em outras áreas de conhecimento. No que diz respeito aos trabalhos com apoio do CNPq foram identificados: 15 trabalhos na área da deficiência física; seis trabalhos a respeito de deficiência auditiva; quatro na área da deficiência múltipla; três na área da deficiência mental; três na área da deficiência visual; quatro trabalhos a respeito da formação de professores; um trabalho a respeito de síndrome genética e, por fim, um sem possibilidade de caracterização da área pesquisada. Quanto aos procedimentos metodológicos foram identificados: 13 trabalhos utilizaram mais de um recurso de coleta de informação; sete trabalhos utilizaram o vídeo para observação de comportamentos; seis trabalhos utilizaram o questionário como única fonte de coleta; quatro utilizaram a entrevista; um trabalho utilizou caderno de registro; um trabalho utilizou foto como material de coleta de informações. Os demais trabalhos, ou seja, em cinco pesquisas não foram identificados os instrumentos utilizados para a coleta de dados. Foram identificados que 33 trabalhos foram realizados com a orientação de docentes do departamento de educação especial, três trabalhos orientados por docentes do departamento de fonoaudiologia e um trabalho pelo departamento de administração e supervisão escolar. |
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CONCLUSÕES:
Por meio destes resultados foi possível verificar que a área da deficiência física foi a área de maior concentração de interesse dos pesquisadores do departamento de educação especial, o que pode ser justificado pelo fato de ser a única Universidade Publica a oferecer o curso de Habilitação em Educação Especial na área da deficiência física e os docentes desta área estão envolvidos com a pesquisa; embora a preocupação com a inclusão social e escolar deva ser da Universidade, a maior parte das pesquisas com alunos com necessidades especiais está vinculada ao departamento de educação especial; verificou-se a preocupação de uso de mais de um instrumento para a coleta de dados o que pôde ter favorecido o aprendizado dos alunos envolvidos. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: educação especial; iniciação cientifica; produção de conhecimento. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |