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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 8. Organizações e Alternativas Organizacionais | ||
A PEQUENA AGÊNCIA DE EVENTOS: ANÁLISE TEÓRICA – ESTRUTURAL PARA FORMAÇÃO DE UM MODELO DE IMPLEMENTAÇAO. | ||
Jaqueline C. L. Vitorino 1 (jaquelinevitorino@hotmail.com), Penélope M. F. Burlamaqui 1 e José Orlando Costa Nunes 1 | ||
(1. Depto. de Administração, Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi) | ||
INTRODUÇÃO:
O turismo de eventos nos últimos anos tem tido grande representatividade no contexto brasileiro e as agências especializadas no ramo tornam-se essenciais para a qualidade de serviço, principalmente porque sua origem está intrinsecamente ligada à criatividade humana e à capacidade de gerar, de produzir algo que seja proveitoso ao homem ( GONÇALVES, 1998, pg.20). Esse tipo de serviço se encaixa perfeitamente no perfil de pequenas empresas, pois com parceria e terceirização, é possível uma pequena empresa fazer eventos de grande porte. As agências de eventos por ter uma estrutura de pequeno porte na sua maioria, podem se reestruturar de forma enxuta e trabalhar com eficiência e visão de aprendizagem (DAFT, 2002) para atender a demanda de um mercado turístico tão exigente e tão em evidencia atualmente. Cher (1996, pg. 23) coloca que: “Ser uma pequena empresa no porte não significa uma desvantagem em si. Em muitos casos, uma vantagem competitiva existe justamente por conta do pequeno porte da organização e de uma estrutura compatível com o mesmo”. A pesquisa objetiva desenvolver um modelo teórico de estruturação para a pequena empresa na área de eventos. Conhecendo também as principais características de estruturação, a regulamentação necessária para implantar uma pequena empresa nessa área e os diversos tipos de eventos que a pequena agência pode oferecer. |
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METODOLOGIA:
Para este estudo teórico foi realizada pesquisa bibliográfica nas áreas de Organização de Eventos e Administração da Pequena e Média Empresa. Para tanto livros didáticos e Sites das respectivas áreas foram analisados objetivando colher as informações básicas que favorecessem a formação do modelo. A análise da inter-relação das duas teorias também foram trabalhadas de forma a desenvolver a aplicabilidade da estruturação das agências de eventos na formação de empresas de pequeno porte |
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RESULTADOS:
O que se pode perceber é que há diversos tipos de eventos que caracterizam o serviço; novas leis para a área e novos métodos de estruturação, levando em consideração as novas formas de estruturas organizacionais de acordo com as novas considerações da era da informática. Assim, o modelo pesquisado compreende considerações da nova legislação (WALKER, 2002), das características de formação da pequena e média empresa (LONGENECKER et al, 1997), das novas formas de estruturação de empresas (MINTZBERG, 2003) e da relação dos tipos de eventos possíveis de realizações com sucesso ( ROBERTSON E GUERRIER, 2001). |
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CONCLUSÕES:
Nesse tipo de organização é necessário agilidade e qualidade na prestação de serviços, portanto o modelo teórico de referência para implantação deve atender o papel fundamental do planejamento e da execução das tarefas necessária para a eficácia dos serviços e conseqüentemente do negócio. Assim, de acordo com as perspectivas do modelo pesquisado, sugere-se ainda uma pesquisa de campo objetivando verificar a aplicabilidade do modelo teórico em termos práticos de trabalho |
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Instituição de fomento: Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Eventos; Modelo de implementação; Análise teórica-estrutural. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |