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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
STRESS DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MACEIÓ E AS SUAS IMPLICAÇÕES.
Selma de Souza Ribeiro 1 (sertania72@hotmail.com) e Marcos Antonio Tavares Soares 1, 2
(1. Departamento de Administração, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió - FAMA.; 2. Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade do Sudoeste da Bahia -UESB)
INTRODUÇÃO:
O stress ocupacional, produto do desequilíbrio existente entre as demandas no trabalho e a capacidade/possibilidade para respondê-las, tem ocorrido com maior freqüência no período pós-reestruturação produtiva (processo iniciado por volta de 1970). A pesquisa investigou a ocorrência do stress junto aos professores dos cursos de Administração das instituições de ensino superior de Maceió. O objetivo foi de verificar o grau de incidência e quais eram as causas mais relevantes, bem como suas implicações nos rendimentos e integração com os discentes. A escolha dessa categoria profissional e, em específico os professores dos cursos de administração, é fundada em função da expansão do número de cursos no setor privado e por estes docentes, em sua maioria, apresentarem dupla jornada de trabalho, uma vez que é requerido destes não apenas conhecimentos teóricos, mas também experiências práticas.
METODOLOGIA:
A investigação foi desenvolvida por meio de uma análise descritiva e crítica, buscando a apreensão da realidade em sua totalidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa teórica (consulta de teses, artigos científicos, livros, etc), em seguida fez-se uma pesquisa de campo(ano de 2004), na qual foram entrevistados 88 professores de 04 instituições de ensino superior de Maceió – CESMAC, FAL , FAMA e UFAL. O instrumento utilizado na pesquisa de campo foi a aplicação de 88 questionários.
RESULTADOS:
Dos entrevistados, 58% manifestam sintomas de stress como, por exemplo, tensão muscular, insônia, sensação de desgaste físico constante, irritabilidade excessiva, problemas com a memória. Com relação as causas do stress, observou-se que aquelas relacionadas com às atividades acadêmicas (corrigir provas e trabalhos) respondiam por 75,8% dos casos; às relacionadas ao relacionamento professor com o aluno, respondiam por 71,9%; ás relacionadas professor/instituição tiveram uma incidência de 35,5% no item reuniões improdutivas.
CONCLUSÕES:
O estudo demonstra que as mudanças no contexto social, econômico e cultural dos últimos 20 anos, têm como conseqüências profundas transformações no sistema educacional e, por conseguinte na qualidade de vida dos professores. Com a pesquisa, canstatou-se necessidade da ampliação do debate sobre a incidência do stress nos docentes, bem como o desenvolvimento de estratégias por parte das instituições de ensino superior que venham a prevenir e/ou reduzir o nível de stress dos professores. A alta ocorrência registrada de stress e de estressores potenciais junto aos docentes implicam em: primeiro, redução da qualidade de vida dos professores; segundo, perdas de energias que poderiam ser canalizadas para um melhor exercício da docência. Verificou-se que a questão é bem mais ampla do que se imaginava, cabendo a solução ao professor, às instituições de ensino superior e à política educacional do país.
Instituição de fomento: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió - FAMA. Programa de Iniciação Científica - PIC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Stress; Ensino superior; Docente.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005