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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A FORMAÇÃO DE CIDADANIA A PARTIR DO LIXO E SUA RECICLAGEM
Elaine da Costa Rodrigues 1 (elaineufce@bol.com.br), Luisa Gardênia Alves Tomé 1, Daniel Normando Marques 1, Daniel de Andrade Lima 1, Tiago Pinheiro Braga 1, Mirielton Rodrigues Fernandes Júnior 1, Lélia Maria Ferreira de Castro 2 e Sandro Thomaz Gouveia 1
(1. Depto de Química Analítica e Físico-Química, Universidade Federal do Ceará - UFC; 2. Secretaria do Meio Ambiente do Município de Fortaleza)
INTRODUÇÃO:
O avanço tecnológico promoveu um melhoramento nas condições de vida, sobretudo em relação ao conforto e a praticidade da vida moderna. Entretanto, a medida em que essas comodidades são desejáveis, novos desafios são demandados, dentre estes é a produção demasiada de lixo urbano. E quanto mais moderna é a sociedade, mais consumidora ela se torna e maior será a quantidade e a complexidade do lixo produzido. Embora a coleta e o armazenamento do lixo sejam uma obrigação do poder público, a sociedade de uma maneira geral não pode ficar alheia a este problema, mais que uma questão de consciência, esta chega a ser uma questão de saúde publica e bem estar social. Contudo, esse hábito de consumo sem preocupação com o material descartado, tem uma conotação histórica, visto que décadas se passaram sem que essa preocupação fosse considerada. Diante deste contexto, esforços devem ser feitos de maneira a contribuir para a melhoria na conscientização desse problema. Essa mentalidade pode despertar outras atitudes de cidadania, como o respeito pelo próximo, em uma sociedade caracterizada pelo espírito individualista. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma oficina que permitisse desenvolver uma consciência ambiental a partir da problemática do lixo e sua reciclagem, procurando da um enfoque prático a estas questões. Outra proposta é a inserção dos bolsistas PET como monitores nas comunidades para a realização de oficinas que permite uma maior compreensão de seu papel social.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi desenvolvido com o grupo do Programa de Ensino Tutorial do Curso de Química Industrial da UFC com a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Fortaleza. A metodologia empregada era a construtivista de maneira a permitir que o participante construísse o conceito a partir do conhecimento de sua realidade sócio-cultural e consistia em desenvolver oficina sobre a reciclagem. A escolha dos locais das oficinas ficou a cargo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e teve como critério as comunidades de áreas de risco de Fortaleza, i.e., áreas de córregos e de mangues. A oficina era dividida em duas etapas. A primeira era desenvolvida pelos técnicos da SEMAM que procuravam fornecer subsídios para a conceituação de meio ambiente, lixo, reciclagem, cidadania entre outros. Em um segundo momento, os alunos do PET desenvolviam a atividade procurando destacar o conceito da reciclagem, reutilização e redução. Este enfoque tinha como objeto de trabalho o próprio lixo doméstico gerado pelos participantes. Estas oficinas com duração de 4 horas ocorreram em 6 comunidades localizadas nestas áreas de risco. Em todas as comunidades assistidas pela a oficina, o contato com a comunidade era através dos lideres comunitários locais, que também foram os responsáveis pela a divulgação e formação das turmas.
RESULTADOS:
O curso foi montado procurando destacar não somente o aspecto de reciclagem mas também foi dado ênfase ao processo de produção de tipos de lixo como vidro e plástico, procurando ainda correlacionar com aspectos voltados a química. O curso foi montado em 250 slides e seu conteúdo pode ser de acordo com o público. A forma como o curso foi estruturado possibilita que as informações seja repassadas com diferentes níveis, dependendo do público alvo. Além disso, havia uma parte prática com a exposição de lixo e descrição dos mesmos. Este conteúdo procurou abranger aspectos gerais sobre o lixo indo desde a obtenção do produto até o descarte passando pelas características, por exemplo, o plástico que é identificado segundo as características e tipo de unidade monomérica. Esta forma de abordagem permite, no caso para os alunos de ensino médio que participam, rever seus conceitos e melhorar o entendimento de disciplinas como a química, em geral considerada uma disciplina de difícil compreensão e associação a vida cotidiana. A vivência a partir do lixo doméstico permitiu a colaboração de todos participantes que participaram mostrando suas experiências na forma de tratar o lixo. As turmas formadas continham em média 30 participantes e não existia um perfil estabelecido de faixa etária, indo da infantil até idosos, e de grau de instrução, indo do analfabeto até o universitário
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos deste trabalho podem ser destacados sob dois diferentes aspectos. A primeira está relacionada à participação dos bolsistas do curso de Química Industrial. Pois esta atividade permitiu que os estudantes fossem para extra do muro da Universidade e pudessem confrontar a realidade da população com problemas recorrentes e atuais. além disso, a formação de uma consciência de cidadania e profissional, destacando a grande responsabilidade que um Químico tem no desenvolvimento de novos materiais e reaproveitamento dos atuais. A heterogeneidade das turmas formadas permitiu que os bolsistas exercitassem o exercício da didática e da criatividade. O outro aspecto a ser destacado refere-se aos participantes da oficina que criaram em um curto período um sentimento de cidadania e de agente do seu ambiente, pois em geral essas comunidades estão alheias aos governantes. As diversas atitudes observadas durante a oficina indicaram evidência da potencialidade da proposta como precursora de outras atividades desta natureza. A posturas de alguns participantes também é um fator a ser considerado com sendo uma proposta de educação ambiental e de cidadania. Os resultados obtidos com esta oficina é um processo de educação empregando exemplo do cotidiano que deixam a problemática da reciclagem mais palpável pra a população, sobretudo a população carente de informação.
Instituição de fomento: SESU-MEC
Palavras-chave:  reciclagem de lixo; oficina de lixo; lixo doméstico.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005