IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A IMAGEM DA MATÉRIA CIÊNCIAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Milene Pimentel Tavares 1, 2 (milenetavares@yahoo.com.br), Márcia Tatiana Segtowich Andrade 1, 2, Waldelice Maria da Rocha Sedovim 1, 2 e Luiz Marconi Fortes Magalhães 1, 2
(1. Universidade Federal do Pará - UFPA; 2. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental - GEPEA/NPI/UFPA)
INTRODUÇÃO:
A representação da Ciência é uma construção social. A escola enquanto espaço de discussão, elaboração e troca de conhecimentos, saberes e de experiências assume um papel fundamental na reprodução ou na (re)construção dos comportamentos e das práticas sociais que serão vivenciadas. A imagem que os alunos fazem da Ciência, sistematizada através dos conteúdos escolares, reflete a forma como eles apreendem esses conteúdos, que são também resultantes do processo de gestão pedagógica no cotidiano escolar. O conhecimento dessas imagens pelo professor torna-se fundamental para a (des)construção de representações acerca do mundo social e ambiental. O estudo teve como objetivo identificar a imagem que os alunos da 5ª série do ensino fundamental têm sobre a matéria Ciências, tendo em vista (re)orientar o pensamento e as ações docentes.
METODOLOGIA:
O estudo, caracterizado por uma abordagem qualiquantitativa, foi realizado no Núcleo Pedagógico Integrado da UFPA, em Belém/PA, no mês de março de 2005, com uma amostra intencional de 114 alunos da 5ª série do ensino fundamental. Os dados foram coletados através de um questionário semi-estruturado a partir da seguinte questão: Para você qual é a cara da matéria Ciências? Dê a sua resposta em um desenho e explique o que fez. Os registros icônicos foram analisados por meio da análise de conteúdo da imagem representada. As informações serviram de fonte para a análise e interpretação da imagem que os alunos fazem da matéria Ciências.
RESULTADOS:
Os principais resultados deste estudo revelaram que a representação dos alunos foi simbolizada através dos seguintes sentidos: 1) Paisagem relacionada ao conteúdo estudado (57,89%, n=66), sendo destacados a paisagem natural (77,27%, n=51), o corpo humano (10,61%, n=7), conteúdos diversificados (6,06%, n=4), o universo (4,55%, n=3) e a paisagem natural e cultural (1,52%, n=1); 2) Cara alegre, rindo, engraçada, bonita (12,28%, n=14); 3) Cara de cientista, surpresa, idéias, sabedoria, experiência (11,40%,n=13); 4) Cara triste, aborrecida, raivosa, assustada (7,89%, n=9); 5) Cara do professor (6,14%, n=7); 6) Escola, laboratório (2,63%, n=3) e 7) Cara neutra (1,75%, n=2). Os resultados também revelaram as principais explicações dos alunos sobre os desenhos, enfatizando que eles gostam da disciplina Ciências porque eles aprendem sobre a natureza, o meio ambiente, o corpo humano e outros assuntos, além do fato de ser uma disciplina que simboliza a sabedoria, a imaginação e as descobertas.
CONCLUSÕES:
A imagem que a maioria dos alunos têm da matéria Ciências retrata uma visão biológica do conteúdo, enfatizando o estudo da natureza não-humana, retratada por meio de uma paisagem constituída, predominantemente, de fauna e flora terrestre. A representação do corpo humano, apesar de estar presente na imageabilidade dos alunos, não reflete uma percepção que demonstre a relação desse corpo com o meio ambiente, isto é, a representação é reduzida aos aspectos morfo-fisiológicos. Os resultados também revelam que a matéria Ciências parece ser interpretada de acordo com a forma como é ensinada, ou seja, de um lado retrata imagens positivas (alegre, legal, bonita) e de outro aspectos negativos, por meio de desenhos que expressam tristeza, raiva, e aborrecimento. A figura do cientista simboliza o sentido de curiosidade, investigação e de descobertas que faz parte da representação apreendida pelos alunos, a partir de seu cotidiano social. Este estudo sugere que a gestão do ensino de Ciências na escola seja (re)elaborada em suas bases curriculares e metodológicas a fim de promover nos sujeitos uma visão mais crítica, reflexiva e consciente do processo ensino-aprendizagem de Ciências.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Ensino de Ciências; Ensino Fundamental; Imageabilidade.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005