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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
PRESENÇA DE MULHER NEGRA PROFESSORA NO MAGISTÉRIO DE CUIABÁ
CARMEN CINIRA SIQUEIRA LEITE 1 (carmenleite7@hotmail.com)
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho buscou investigar a trajetória de vida escolar de professoras negras que lecionam no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Cuiabá.
Dar visibilidade à mulher negra no campo da docência mostrou-se relevante devido ao fato deste espaço profissional, até aproximadamente os anos 50 do século XX, ter sido ocupado por mulheres brancas, exclusivamente, filhas de classe média.
Discutir a forma como as professoras se vêm, se sentem e se dizem negras frente a tantos desafios como os apontados pelas professoras negras sujeitos deste trabalho, se faz necessário, por que pode estar ai a possibilidade de as professoras se manterem ou dar continuidade a formação docente.
METODOLOGIA:
Para a realização deste trabalho optei pela abordagem biográfica, mais especificamente, pela historia de vida. Para resgatar a trajetória de vida das 03 professoras realizei entrevistas semi-estruturada de forma a compreender o que é ser professora negra no contexto de uma sociedade sexista e racista que nega enquanto tal a discussão seria sobre a questão racial,
RESULTADOS:
Os resultados nos apontam para algumas evidencias como por exemplo o despreparo das professoras para lidar com a questão racial na escola.
O depoimento das professoras nos mostra a difícil trajetória da mulher negra na sociedade brasileira ao romper o lugar a ela destinado pelo racismo.
Negar a existência do racismo foi uma das estratégias utilizadas por elas para sobreviverem em meio a tantos conflitos.
CONCLUSÕES:
As experiências vivenciadas e relatadas pelas professoras negras com a discriminação racial e de gênero podem contribuir para a produção de conhecimento no espaço educacional, com o de objetivo de fazer com que a diversidade sócio-cultural existente no universo de escola sejam elementos para a valorização dos sujeitos marcados pela raça, pelo gênero e pela classe social. E ainda que a realidade racial do Brasil nos mostra o quanto se faz necessário incorporar a centralidade da raça nos cursos de formação de professores para a desconstrução da ideologia racista que ainda paira no imaginário social brasileiro.
Conclusões.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Mulheres Negras; Relações Raciais; Educação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005