IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 2. Serviço Social da Criança e do Adolescente
IDENTIDADE DA JUVENTUDE CAPIXABA: UM ENFOQUE NO PROGRAMA "EM MOVIMENTO"
Aline Leão 1 (alinessufes@yahoo.com.br), Carla Mognato Scardua 1 e Vânia Maria Manfroi 1
(1. Depto. de Serviço Social, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES)
INTRODUÇÃO:
O presente texto tem o intuito de apresentar a pesquisa realizada sobre o programa “Em Movimento” da Rede Gazeta de Vitória, afiliada às Organizações Globo. Este programa é voltado para a juventude capixaba e esta pesquisa busca centralizar-se numa observação da influência do programa televisivo em relação à identidade do jovem no Espírito Santo. Neste sentido, buscou-se focalizar reflexões na temática da juventude, objeto de estudos do Núcleo de Estudos das Juventudes e Protagonismo – NEJUP da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, de modo a fomentar uma relação com o tema da identidade da juventude capixaba e da mídia. Para tanto se trabalhou um sucinto histórico do Espírito Santo, ressaltando os aspectos que culminaram na formação geográfica, social e cultural de hoje, analisando a possibilidade da existência de uma identidade capixaba, bem como conceito mídia e juventude.Neste trabalho foram apresentados os resultados da pesquisa realizada entre 2003 e 2004, na qual foram realizados seminários, debates de textos e entrevistas.
METODOLOGIA:
Para a realização desta pesquisa de caráter qualitativo e exploratório foram utilizados procedimentos que possibilitaram um contato maior com as temáticas relevantes por meio de estudos sistemáticos acerca de referências relacionadas à mídia, juventude e identidade capixaba. Os estudos também foram desenvolvidos em debates e Seminários realizados em conjunto com o Núcleo de Estudos das Juventudes e Protagonismo – NEJUP, o que propiciou um maior aprofundamento teórico com o tema trabalhado. A pesquisa se estendeu na entrevista com o diretor do programa Em Movimento, que forneceu instrumentos importantíssimos de análise, como histórico do programa, objetivos centrais, público alvo, entre outros, que permitiram uma conexão com os instrumentos teóricos estudados para a pesquisa. Também foi realizada uma visitação aos estúdios em que são realizados os programas onde se puderam realizar observações complementares. Com o intuito de compreender o conteúdo do programa, as pesquisadoras assistiram ao “Em Movimento” transmitidos aos sábados possibilitando uma análise desses conteúdos.
RESULTADOS:
A pesquisa mostra que o programa procura levar informações, de forma muito sutil aos jovens, de maneira a explicitar a importância de determinados comportamentos como a preservação do meio ambiente; a relevância do uso do preservativo no ato sexual; o valor de se visitar um museu, um teatro; de o jovem conhecer a história do estado e as manifestações culturais da região; a necessidade de reciclagem do lixo, entre outras. É sabido, pois, que todo o poder que a mídia exerce nos telespectadores, pode tornar espetáculo algo simples e fútil. Isto é passível de ser constatado, também no “Em Movimento”. O Programa influencia o jovem a freqüentar determinados lugares, quais roupas usar, quais esportes praticar, além de incluir a publicidade dos patrocinadores do programa. Assim, o programa de fato aborda essas tendências buscando atender às necessidades da classe dominante, pois para a classe subalternizada esse acesso é muitas vezes algo impenetrável. Isso pode provocar no jovem, não a indignação, mas uma frustração do não acesso a determinados bens de consumo.
CONCLUSÕES:
Na lógica atual o comportamento do indivíduo em relação à sociedade é complexo, assim a pesquisa cruzou as características locais com a realidade que a mídia transmite. Constata-se que o programa “Em Movimento” influencia o jovem a ser um mero consumidor, pois há um estímulo ao consumo de diversos produtos que são passados de maneira subliminar ou não. Entretanto, o programa possibilita o fortalecimento da identidade capixaba, uma vez que os jovens têm acesso às manifestações locais. Apesar de o programa valorizar a cultura local, existe uma padronização do comportamento juvenil por meio de tendências globalizadas (música, vestimenta, comida, lazer, esporte, arte, entre outros). Dessa forma, o estímulo ao consumo vem substituindo o exercício da cidadania e da democracia, tendo como conseqüência o descrédito na participação coletiva dos jovens em espaços públicos. “Assim, temos uma cultura submetida a valores que dinamizam o mercado, com o consumo incessantemente renovado pela surpresa, o entretenimento e o supérfluo [...]” (STORNI, 1997, p.195).
Instituição de fomento: Programa de Educação Tutorial – PET
Palavras-chave:  Juventude; Identidade Capixaba; Mídia.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005