IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
ANÁLISE MORFOMÉTRICA E OCUPACIONAL DA PRAINHA - AQUIRÁZ/CE
Paulo Valdenor Silva de Queiroz 1 (pauloufc2003@yahoo.com.br), Jecsan Girão Lopes 1, Katiane Maciel Pereira 1 e Rúbson Pinheiro Maia 1
(1. Depto. de Geografia, Universidade Federal do Ceará - UFC.)
INTRODUÇÃO:
O Estado do Ceará apresenta um vasto litoral de 573km de extensão. O clima predominante, incluindo a área de estudo, é o Tropical quente subúmido com médias pluviométricas de 1000 a 1350mm anuais e temperatura médias anuais de 24 a 26ºC. Os ventos dominantes são os alísios e os ventos de leste, com velocidade média de 15km/h. A costa cearence esta dividida, a partir de Fortaleza, em litoral leste (costa sol-nascente) e litoral oeste (costa sol-poente) numa perspectiva de valorização das áreas litorâneas mais afastadas da Capital. Inserida na costa sol-nascente, pertencente ao município de Aquiraz, distante 25km da Capital, a Prainha apresenta-se com um litoral agraciado, limitado a NO pela praia do Porto das Dunas e a SE pela praia do Iguape. Esta destaca-se por ter uma considerável faixa de praia, pelos ventos que sopram constantemente, seus belos campos de dunas móveis, semi-fixas e fixas, além do recente e rápido processo de ocupação, em áreas de proteção permanente, por turistas e moradores da Capital que recorrem a esta como um meio de fuga do caos urbano. Procuramos classificar e mensurar as morfoestruturas da Prainha, como também analizar o processo de uso e ocupação, buscando assim, apresentar uma pesquisa que seja um substrato para futuros pesquisadores, além de uma fonte da referida praia para a promoção de um conhecimento da localidade por parte da população local, da comunidade geográfica e pesquisadores das áreas afins.
METODOLOGIA:
Primeiramente foi realizado um amplo levantamento bibliográfico a cerca da morfoestrutura, granulometria e processos de formação do litoral cearence, bem como da intensa e progressiva ocupação da faixa litorânea. Buscou-se também através de uma pesquisa "in lócus" observar a disposição do litoral e das formas esculpidas pelos agentes modeladores da dinâmica litorânea. Utilizamos também o auxilio de imagens de sátelites, para que pudéssemos ter uma visão ampla da área de estudo, uma escala métrica, um aparelho GPS (Systema global de localization) para realização da mensuração da faixa de praia e pós-praia e mapas básicos do Estado do Ceará e município. Fez-se ainda visitas a instituições governamentais como IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Geografia), SEMACE ( Secretária de Meio Ambiente do Estado do Ceará) , UECE (Universidade Estadual do Ceará ) e Prefeitura do Município de Aquiraz.
RESULTADOS:
A planície litorânea é uma superfície relativamente plana, baixa, localizada junto ao mar e cuja formação recente resultou da deposição de sedimentos marinhos e fluvial, bem como de sedimentos eólicos. A praia estudada apresentou ao longo da faixa litorânea uma composição sedimentar, em sua maioria, do tipo areias quartzosas com granulometria, predominantemente fina; uma ampla faixa de praia, com médias de 72,5m na maré baixa e 19,1m na maré alta (as medições deram-se a partir da área de atuação das marés de cizigias na divisão com o berma); uma ampla faixa de pós-praia. Foi observado que na região há um processo de ocupação e exploração indiscriminada de dunas que provoca a sua degradação. A ocupação de dunas móveis traz prejuízos ao processo de transporte eólicos; o desmatamento das dunas causando remoção da areia pelo vento mobilizando as dunas que já estavam fixadas. Isso poderá levar ao assoreamento de uma laguna existente na área, além de que a ocupação das dunas e faixa de praia com áreas de recreação e pousadas leva a uma degradação acelerada da vegetação o trânsito de veículos na faixa de praia e dunas o loteamento indiscriminado e ocupação inadequada, provocando assim o barramento no fluxo de transporte de sedimentos impedindo desta forma a evolução natural da praia.
CONCLUSÕES:
Buscamos em primeira instância fazer uma análise morfométrica, mostrando o quanto é extensa a faixa de praia, do litoral de Aquiraz, e suas respectivas áreas de influência dando início a um conjunto de pesquisas sobre todo o processo de formação da referida praia. A pesquisa, através de uma abordagem geográfica, contribuiu para a compreensão e divulgação dos problemas criados pela ocupação irregular na faixa de praia, pós-praia e nos campos de dunas da Prainha. A problemática é crescente nos últimos anos devido a um processo de valorização do litoral e especulação imobiliária da região. Esta especulação ganhou força a partir da década de 90 com uma ampla massificação de políticas públicas de valorização da costa cearense. Buscamos também, discutir a dinâmica litorânea para a formação de parte dos ecossistemas costeiros e sugerimos para comunidade buscar efetivar propostas de aplicação de um Zoneamento ambiental, aplicada com rigor, para possibilitar o desenvolvimento turístico destas áreas, no entanto, buscando preservar áreas pouco afetadas pela ocupação. Propomos ainda melhorias no sistema de saneamento para evitar a contaminação bacteriológica da laguna existente na região, já que a praia não sofre esse problema diretamente.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Morfometria; Litoral; Ocupação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005