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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
PROFESSOR REFLEXIVO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES-ALUNOS DO MAGISTER-UECE | ||
Rosana Maria Cavalcanti Soares 1 (rosanacsoares@yahoo.com.br) e Isabel Maria Sabino de Farias 1 | ||
(1. Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará - UECE) | ||
INTRODUÇÃO:
Este trabalho investigou a disseminação da idéia do profissional reflexivo na formação dos professores-alunos do curso Magister–UECE. O Magister, ação desenvolvida em parceria pela SEDUC e universidades públicas cearenses, atende professores que concluíram o Ensino Médio e se encontram em exercício na rede municipal ou estadual de ensino, habilitando-os em áreas específicas para a docência na Educação Básica. O estudo visou conhecer o enfoque referente à concepção de professor reflexivo nesta iniciativa de formação inicial de nível superior, investigando sua incorporação ou não à prática docente dos professores-alunos e dos professores-formadores. A revisão da literatura (Contreras, 2002; Pimenta, 2002; Imbernón, 2000) revelou que a concepção do professor reflexivo tem emergido nos últimos tempos como enfoque predominante nos cursos de formação de professores. Esta ênfase se insere num contexto de exigência crescente sobre a formação e atuação do professor, que deve ser capaz de adaptar-se às mudanças, de trabalhar com: a criatividade, o novo, as novas tecnologias, os valores humanos, a incerteza e a reflexão, sendo esta pautada “na e sobre a ação” numa visão investigativa de busca e ampliação do saber e do conhecimento. |
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METODOLOGIA:
Apoiado em pesquisa do tipo estudo de caso, envolveu coleta de dados primários através de entrevistas semi-estruturadas com nove professores-alunos do curso de História do Magister e três professores-formadores. Esta coleta foi realizada em outubro de 2004, no município de Baturité. Abrangeu ainda dados secundários por meio da verificação do conteúdo da proposta do Programa de Formação Docente em Nível Superior do Magister-UECE. |
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RESULTADOS:
A análise do material coletado permitiu identificar aspectos interessantes na concepção dos entrevistados sobre a idéia de professor reflexivo repassada na formação oferecida pelo Magister-UECE e sobre como tais direcionamentos são incorporados à prática dos professores-alunos e dos professores-formadores. Constatou-se que os professores-alunos registraram idéias baseadas em sua prática ao se pronunciarem sobre o que entendem pelo termo “professor reflexivo”. Estes afirmaram que a formação ofertada pelo Magister contempla essa proposta e se posicionaram quanto à relevância da reflexão para a prática em sala de aula. Revelaram ainda que a repercussão desse curso no plano pessoal e profissional foi bastante positiva, evidenciando pretensões de dar continuidade à sua formação acadêmica. Os relatos dos professores-formadores sobre o conhecimento da proposta de formação apontaram que estes não tiveram contato com o documento que aborda a proposta de formação do Programa Magister-UECE. Todavia, eles apresentaram noções sobre os direcionamentos estabelecidos, que se apóia na idéia do profissional reflexivo. Enquanto formadores do Magister asseguraram que a proposta do professor reflexivo é trabalhada durante a formação dos alunos. Fazendo uma apreciação da repercussão do Magister na prática pedagógica dos alunos, os formadores enfatizaram o progresso desses profissionais quanto à postura, comportamento e atitudes como professores. |
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CONCLUSÕES:
O estudo mostrou que embora existam numerosas dificuldades quanto à jornada de trabalho dos professores-alunos (de deslocamento até o pólo e de instalações e recursos disponíveis nas escolas onde acontecem as aulas), o Magister é percebido pelos professores-alunos como um instrumento importante na formação e no aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas. Constatamos assim, que a proposta do profissional reflexivo é trabalhada durante a formação dos professores-alunos do Magister, repercutindo positivamente na atuação desses profissionais. |
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Palavras-chave: Formação de Professores; Magister; Professor Reflexivo. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |