IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
PARAFRASEANDO FÁBULAS
ANTONIETA EMANUELLE SANTOS DA SILVA 1 (antonietaemanuelle@ig.com.br), CAINÃ TEIXEIRA MARQUES 1, DENISE PORTO CARDOSO 1, LUANA BRAZ 1 e MARICELIA ALVES DE OLIVEIRA 1
(1. Depto. de Letras, Universidade Federal de Sergipe - UFS)
INTRODUÇÃO:
“Parafraseando fábulas” tem como objetivo geral trabalhar a língua escrita e como objetivo específico identificar se a redação da paráfrase facilita a produção de textos no ensino fundamental.
METODOLOGIA:
Foram utilizadas as fábulas: a raposa e as uvas; a galinha dos ovos de ouro; a cigarra e a formiga; o rato do campo e o rato da cidade, uma para cada série do 30 e 40 ciclos do Ensino Fundamental, ou seja, da 5a a 8a série. O colégio foi escolhido aleatoriamente pela facilidade de acesso das pesquisadoras a ele. O Colégio Módulo, escola particular, está situado em um bairro da zona sul da capital e é bem conceituado na cidade. Em cada série as pesquisadoras utilizaram duas horas/aulas para aplicação da pesquisa. Na primeira hora-aula, foram trabalhadas as várias versões da fábula com os alunos. Na segunda hora-aula, os alunos produziram a versão da fábula correspondente à sua série.
RESULTADOS:
As fábulas foram trabalhadas analisando-se os seguintes tópicos: conservação do tema, criatividade, denominação dos animais e mudança da moral. Esses tópicos serviram para quantificar e qualificar a produção das paráfrases do alunado.
CONCLUSÕES:
As pesquisadoras concluíram que a paráfrase facilita a produção de textos já que a maioria dos alunos conseguiu parafrasear a fábula, conservando o tema. Percebeu-se, também, um excelente desempenho da 6a série, na qual todos os alunos conservaram o tema.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  fábula; parafrase; língua escrita.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005