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A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física | ||
APROVEITANDO A TERMOAÇU PARA APRENDER CIÊNCIAS | ||
Walter Romero Jr. 1, 2, 3 (walterjr@ufrnet.br), Eliene Silva dos Santos 1, 2, 3, Luciano Anderson Frois 2, Amanda Vivian Medeiros de Souza 2 e Ciclamio L. Barreto 1, 2 | ||
(1. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - CCET - UFRN; 2. Base de Pesquisa em Ensino de Física e de Astronomia - Departamento de Física - UFRN; 3. Secretária de Educação, Cultura e Desporto - SECD - RN) | ||
INTRODUÇÃO:
Utilizaremos uma estrutura de unidade didática temática que temos aperfeiçoado, visando desenvolver o tema ´´Usina Termoelétrica´´, no contexto da Física Térmica. De maneira geral, procuramos dar um sentido mais prático e próximo do cotidiano ao ensino de ciências, mostrando suas várias conexões com outros saberes. Utilizaremos para isso, textos de apoio e um pequeno experimento, que servirão como elementos motivadores para discussões em sala de aula a respeito daquela unidade, auxiliando aos estudantes a exporem seus conhecimentos espontâneos sobre calor, produção, distribuição e consumo de energia, e sobre seu impacto no meio ambiente, auxiliando-os a se tornarem pessoas mais reflexivas, com consciência crítica e formadoras de opinião. |
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METODOLOGIA:
A partir do estudo da Física Térmica, referenciado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e dados especificamente coletados, elaboramos e implementamos uma unidade didática temática baseada em texto de apoio e um experimento de baixo custo, exemplificando uma usina termoelétrica, com o objetivo de discutir com os estudantes, o funcionamento de uma usina geradora de eletricidade, tendo como combustível o gás natural. Através de conexões interdisciplinares ligadas ao meio ambiente, exploramos os benefícios e malefícios daquele aparato tecnológico em uma região. Através das tendências atuais de pesquisa em ensino de ciências, verificamos que a aprendizagem torna-se mais eficaz quando se promove discussões em sala de aula, dando espaço para os alunos exporem suas idéias acerca do assunto a ser estudado, ou seja, os estudantes participando da construção de seu próprio conhecimento. No PCN+ de física, há sugestões de se trabalhar na escola com temas unificadores. Usaremos Energia e Meio Ambiente para estes fins, tendo em vista a instalação em nosso estado de uma usina termelétrica (Termoaçu), a qual servirá de motivação para levantamento de concepções espontâneas e a formalização dos conceitos envolvidos de física, de energia e calor e sua relação e implicações sobre o meio ambiente. |
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RESULTADOS:
Ao adotarmos uma visão mais integrada da ciência e tecnologia, inserindo-as no contexto escolar como exposto acima, verificamos um melhor rendimento e motivação nas aulas de física. Os estudantes passam a perceber melhor o diálogo existente entre as várias áreas do conhecimento e os fenômenos da natureza, tornando mais claro e prazeroso aos educandos o estudo sobre o calor. |
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CONCLUSÕES:
A fragmentação do ensino de ciências transmite uma idéia errônea, na qual por exemplo, o estudo do calor em física, só é válida e tem apenas serventia naquele âmbito, não podendo servir para resolver problemas no meio ambiente, na saúde, em casa, dentre tantos outros. Os estudantes, ao se depararem com determinados conteúdos em uma área do conhecimento, têm dificuldades em transpor tais saberes para as suas vidas. Uma forma utilizada por nós para tentar amenizar esses problemas, foi a utilização de textos de apoio em sala de aula, abordando um aspecto da nossa realidade regional, a implantação da Usina Termoelétrica ´´Termoaçu´´, bem como o uso de um experimento simples de baixo custo. Precisamos salientar as dificuldades neste tipo de abordagem, onde é imprescindível uma dedicação maior por parte do docente, precisando este de um maior tempo para elaborar as aulas. |
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Palavras-chave: Energia; Termoelétrica; PCN. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |