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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
IMAGENS E SABERES ACERCA DA PESQUISA: A VISÃO DOS PROFESSORES
Rosana Maria Cavalcanti Soares 1 (rosanacsoares@yahoo.com.br) e Isabel Maria Sabino de Farias 1
(1. Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará - UECE)
INTRODUÇÃO:
Este estudo, desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Docência e Memória, investigou a visão do professor acerca da pesquisa (imagens e saberes construídos), a contribuição dessa atividade em sua formação inicial, bem como sua manifestação na prática pedagógica. A iniciativa destacou a pesquisa na formação e prática docente, entendendo-a como atividade central à compreensão do debate contemporâneo sobre o papel da pesquisa na melhoria do ensino. Neste sentido, teve como objetivo contribuir para o aprofundamento da reflexão acerca do papel da pesquisa na formação de professores, assim como conhecer o pensamento docente sobre a atividade de pesquisa na sua formação e prática pedagógica.
METODOLOGIA:
Apoiado na idéia do projeto coletivo em sala de aula (Vieira, 2001, 2002), a iniciativa envolveu alunos da disciplina Pesquisa Educacional do curso de Pedagogia da UECE (Farias, 2003) na fase do trabalho de campo, realizado no segundo semestre de 2003. Nesta ocasião, os alunos dessa disciplina elaboraram um roteiro-padrão e realizaram entrevistas semi-estruturadas com 45 professores. Posteriormente, as informações coletadas foram organizadas num banco de dados estruturado no programa Access, o que permitiu uma análise marcada pela triangulação de dados.
RESULTADOS:
Os professores entrevistados são, em sua maioria, mulheres que acumulam experiências de magistério e atuam na rede pública de ensino, especialmente no Ensino Fundamental. A respeito do significado da pesquisa durante a formação, percebemos que no nível médio essa atividade não foi utilizada como uma estratégia de ensino, reduzindo-se ao desenvolvimento da habilidade de buscar informações e ainda assim de modo bastante precário. No nível superior constatamos que a pesquisa ainda não é suficientemente trabalhada, embora a grande maioria dos docentes reconheça sua necessidade e importância para o magistério. A idéia de pesquisa entre os professores não se apresenta de forma consensual. As concepções acerca da expressão pesquisa apontaram noções diversas, correspondendo principalmente à produção de conhecimento, à investigação para obtenção de respostas a questionamentos, ao aprofundamento de determinados assuntos e à busca de subsídios para a melhoria da prática pedagógica. Neste sentido, é possível afirmar que a pesquisa é percebida pelos docentes como uma atividade enriquecedora, que contribui para o aperfeiçoamento da prática profissional, e como estratégia de ensino, mesmo que poucos entrevistados afirmem que a implementam em sua atuação.
CONCLUSÕES:
A investigação sobre a visão e prática docente em relação à pesquisa revelou ser esta uma atividade ainda distante do professor. Apontou também que, de maneira geral, os professores compreendem a pesquisa enquanto atividade fundamental na formação e exercício profissional na medida em que desperta o conhecimento da realidade para posteriormente poder intervir nela, norteia o desenvolvimento de habilidades de ensino e contribui para o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica. Entretanto, a maioria desses profissionais registrou que essa atividade muitas vezes torna-se inacessível para os professores, sendo apresentados como fatores determinantes: a falta de interesse e de motivação; a carência de recursos financeiros, que dificulta o investimento em instrumentos mais atuais na busca de novos conhecimentos; e a ausência de tempo disponível, decorrente da exaustiva carga horária de trabalho.
Instituição de fomento: FUNCAP
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Pesquisa; Formação de professores; Prática pedagógica.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005