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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
PERFIL ESTRATÉGICO DO SETOR DE CONFECÇÕES DE MURIAÉ - MG.
Marco Aurélio Marques Ferreira 1 (marcoufv@yahoo.com.br) e Andréa do Nascimento Souza Modesto 1
(1. Departamento de Administração, Faculdade de Minas - FAMINAS)
INTRODUÇÃO:
O setor de confecções sempre foi uma das principais alavancas do desenvolvimento global, tanto pela capacidade de geração de divisas, quanto de utilização da mão-de-obra intensiva. No Brasil o setor se destaca pelo seu dinamismo, estimando-se, atualmente, a existência de, aproximadamente, 35 mil confecções em todo o país.
Em Muriaé-MG, um dos pólos mineiros do setor, estima-se a existência de aproximadamente 400 empresas formais e 1000 empresas informais, empregando diretamente cerca de 8 a 10 mil pessoas, o que despertou o interesse para o desenvolvimento dessa pesquisa, que se ocupou da construção do perfil estratégico do setor de confecções do município.
METODOLOGIA:
O trabalho se concentrou na construção do perfil estratégico do setor, baseando-se na exploração de pontos fortes e pontos fracos, bem como de ameaças e de oportunidades dessa indústria no município de Muriaé-MG.
A pesquisa foi realizada tendo em vista três instrumentos básicos de coleta de dados, quais sejam: análise documental junto a organismos e agências ligadas ao setor, in loco e on line, entrevista semi-estruturada e aplicação de questionários. Os questionários foram aplicados em amostra intencional a confecções de diferentes portes, sediadas no Município de Muriaé, ao longo dos meses de agosto e setembro de 2004.
RESULTADOS:
As maiores limitações internas identificadas foram o baixo nível de ações conjuntas para a compra de matérias primas e comercialização da produção, estimadas em (8%) e (22%), respectivamente, o que restringe cada confecção a uma pequena célula organizacional na órbita de um mercado altamente competitivo.
Os pontos fortes concentram-se no baixo nível de ociosidade, visto que apenas 7% se situam acima de ¼ de ociosidade, no acesso à tecnologia (93%), na experiência do administrador na área, em média 17 anos e no alto nível de reinvestimento de capital (79%), o que alimenta o ciclo produtivo e o crescimento do setor.
As oportunidades destacadas foram: o desenvolvimento da visão de agregação de valor ao produto, uma vez que (79%) comercializam o produto com marca própria e a abertura da empresa a futuras ações conjuntas.
As maiores ameaças identificadas foram à baixa acessibilidade a instrumentos de crédito e financiamento (21%), o que merece um trabalho de conscientização e aproximação dos empresários aos instrumentos disponíveis e o nível de profissionalização do setor (29%). Por fim, destaca-se a necessidade de aprofundamento nas questões estratégicas e mercadológicas, vislumbrando trabalhos que enfatizem a eficiência e a competitividade do setor.
CONCLUSÕES:
De posse dos resultados, foi possível perceber que as empresas que atuam no setor de confecções do município não estão se ajustando adequadamente às exigências do mercado, em função de fatores restritivos de natureza interna e externa, bem como de ameaças que restringem a expansão competitiva do setor. Todavia, o alto crescimento da indústria, associado às oportunidades mercadológicas, esboça as vantagens comparativas do setor, possibilitando ações intervencionistas que visam ganhos de eficiência e competitividade para a indústria de confecções do município, o que, por si, retrata a importância dessa pesquisa.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Confecção; Estratégia; Administração.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005