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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM OLHAR PARA O INTERIOR DO CEARÁ
João Batista Carvalho Nunes 1, 2 (jbcn@fortalnet.com.br) e Marluce Torquato Lima Gonçalves 1, 2
(1. Centro de Educação -Universidade Estadual do Ceará - CED/UECE; 2. Centro de Educação -Universidade Estadual do Ceará - CED/UECE)
INTRODUÇÃO:
Vivemos uma era de verdades efêmeras na qual a revolução técnico-científica da contemporaneidade mostra que todos necessitamos de um certo grau de conhecimento na utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Para tanto, é preciso ter acesso a essas tecnologias. As pesquisas apontam que as escolas são elementos importantes para favorecer o acesso da população às TIC. A introdução dessas tecnologias na sala de aula tem significado uma mudança na cultura organizacional da escola e no próprio ofício de ensinar. A consciência da necessidade dessa formação, diante do acelerado desenvolvimento científico e tecnológico, é cada vez mais presente nos próprios professores. As mudanças no campo da política de formação docente, no Brasil, também refletem a necessidade de preparação para o uso das tecnologias educacionais. É de grande relevância responder, portanto, à seguinte interrogação: como está acontecendo a formação dos futuros professores oriundos da Universidade quanto às TIC? Neste trabalho, apresentamos parte dos resultados encontrados para os formandos da Universidade Estadual do Ceará (UECE): aqueles obtidos junto aos alunos do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia do Sertão dos Inhamuns (CECITEC), localizado na cidade de Tauá. Definimos como objetivos: identificar o acesso dos alunos às TIC; conhecer a experiência formativa dos alunos quanto ao uso dessas tecnologias; compreender os conhecimentos dos educandos referentes à utilização das TIC.
METODOLOGIA:
Considerando o problema e os objetivos propostos, adotamos no primeiro momento da pesquisa uma metodologia de caráter quantitativo. Desse modo, seria possível abranger um maior contingente de sujeitos, cujas perspectivas poderiam suscitar hipóteses a serem aprofundadas posteriormente através de procedimentos qualitativos. Empregamos como método de pesquisa o survey, dada a necessidade principal de descrever o fenômeno em relação a uma população. Elegemos como desenho básico o survey interseccional, que possibilita descrever uma população a partir de uma amostra em um determinado momento. Nossa população está constituída pelo conjunto dos possíveis concludentes dos cursos de licenciatura da UECE, pois são aqueles que já vivenciaram os currículos e as condições ofertadas pela Universidade para a sua formação profissional. A amostra foi composta por todos os 45 alunos do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia do Sertão dos Inhamuns (CECITEC), concludentes dos cursos de Licenciatura em Ciências e em Pedagogia no semestre 2004.2. O instrumento adotado foi um questionário com perguntas fechadas e abertas, aplicado a cada sujeito investigado, mediante permissão. Os itens fechados do questionário foram analisados estatisticamente, utilizando-se o programa informático SPSS. Nos itens abertos, empregamos a análise de conteúdo clássica.
RESULTADOS:
Do total de sujeitos investigados, 86,7% têm acesso a computador, sendo 57,8% na Universidade, prioritariamente no laboratório de informática. A internet transformou-se em importante ferramenta na formação de qualquer profissional. O mesmo percentual de 86,7% dos alunos também possui acesso à internet, principalmente na Universidade (46,7% dos respondentes). Esses dados e os de uso do computador mostram a importância do CECITEC como espaço de acesso do estudante a essas tecnologias, às vezes o único que o aluno possui. A formação sobre o uso das TIC foi vivenciada apenas por 12 alunos (26,7% do total) em uma única disciplina do curso de graduação que tratava de noções básicas de informática. O percentual encontrado de formação universitária nas TIC é muito baixo, principalmente na Pedagogia. Embora a formação para as TIC na graduação tenha sido limitada, os alunos possuem conhecimentos relacionados às novas tecnologias: 91,1% sabem digitar, 84,4% conseguem navegar na internet, 62,2% sabem passar/receber e-mail e 42,2% usam editor de texto. Não é a Universidade a principal responsável pela formação dos alunos no uso das TIC: 80% afirmaram haver adquirido tais conhecimentos fazendo um curso fora da UECE ou estudando sozinho (44,4%). Apenas 6,7% consideram haver aprendido esses conhecimentos nas disciplinas de graduação da Universidade. O mesmo percentual daqueles que os adquiriram nos cursos de extensão.
CONCLUSÕES:
Pouco mais de 1/5 dos futuros professores formados pelo CECITEC cursaram alguma disciplina sobre o uso das TIC na graduação. Os alunos foram buscar fora dos muros da Universidade os conhecimentos para lidar com as TIC. Esses conhecimentos são, principalmente: saber digitar, passar/receber e-mail e usar editor de texto. Mesmo assim, a Instituição ainda é uma das principais responsáveis em oferecer a oportunidade de acesso ao computador e à internet a alunos que, por diversos motivos, não os têm em suas casas ou no trabalho. Por outro lado, os dados indicam que os cursos de licenciatura estudados precisam repensar seus currículos, adequando-os às demandas atuais da sociedade, principalmente quanto ao domínio tecnológico. Enquanto vários cursos de Pedagogia dentro e fora do Brasil já incluíram em seus currículos uma ou mais disciplinas relacionadas ao uso educacional das tecnologias, a UECE ainda mantém no CECITEC a disciplina Informática Aplicada à Educação como optativa para os cursos de Pedagogia e Ciências. Em virtude dos resultados mostrarem um conhecimento limitado no uso das TIC pelos graduandos, caberia à Universidade incluir como conteúdo obrigatório, seja na forma de disciplina específica, seja dentro do programa de disciplinas do campo da Didática, o estudo da utilização pedagógica das TIC nas escolas. Em uma perspectiva ainda mais ampla, competiria aos docentes universitários das diversas disciplinas fazerem uso das TIC como recurso pedagógico em suas aulas.
Instituição de fomento: FUNCAP
Palavras-chave:  Formação de Professores; Tecnologias de Informação e Comunicação; Conhecimento Tecnológico.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005