IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
GESTÃO DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA
Jefferson Falcão Sales 1, 3 (salesjf@ig.com.br) e Tomás de Aquino Guimarães 2, 4
(1. Mestrando em Educação, Centro de Educação - UECE; 2. Prof. Dr. da Faculdade de Educação - UnB; 3. Prof. do Programa Educação do Trabalhador - SESI-CE; 4. Prof. do Programa Formação de Formadores em EJA – SESI-UnB-UNICEF)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho pretendeu conhecer as contribuições da psicopedagogia nas organizações de aprendizagem em Educação de Jovens e Adultos(EJA). A psicopedagogia é uma área de conhecimento que busca se ocupar dos problemas de aprendizagem e sua atuação pode ser preventiva ou terapêutica. Partiu-se do pressuposto que a compreensão e o conhecimento da psicologia do adulto associados com a competência técnica didática resultam no processo ensino-aprendizagem singular à “psicoandragogia”. A relevância desta pesquisa encontra-se no seu objeto de pesquisa: a EJA; que atualmente, é uma modalidade de ensino ainda desprovida de uma política pública específica, correndo o risco de continuar ficando à margem do processo educativo em nível nacional. Desse modo, afirmar e defender através de referenciais teóricos consistentes, o valor e a singularidade da gestão de aprendizagem em EJA, faz-se importante para todos os que atuam nesta modalidade da educação. Pretendeu-se, propor e responder a seguinte questão: segundo a percepção de docentes em que nível a psicopedagogia pode contribuir para a educação de jovens e adultos? Os objetivos específicos foram verificar, segundo a percepção dos docentes: o nível de conhecimento dos docentes sobre a psicopedagogia; o nível de importância da psicopedagogia para EJA; as contribuições que a psicopedagogia pode trazer a EJA; e os fatores indispensáveis à ação docente em EJA.
METODOLOGIA:
A referente pesquisa seguiu os pressupostos do paradigma qualitativo construtivista com anotações descritivas e reflexivas. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas. A amostra consistiu em quatorze docentes que atuam na educação do trabalhador do SESI-CE: Alfabetização, Ensino Fundamental e Médio de Jovens e Adultos nas empresas Kraftfoods I e III, e Vicunha I, no turno da noite. A técnica de amostragem utilizada foi a amostra não-probabilística - proposital, pois a população de participantes ficou reduzida aos atores educativos da Educação do Trabalhador do SESI-CE das empresas relacionadas acima, das cidades de Fortaleza e Maracanaú, respectivamente. Os questionários foram entregues aos atores educativos participantes nas escolas-empresa onde exercem a função de educadores de adultos pelo SESI-CE. Foi estipulada uma data para entrega que proporcionasse aos participantes tempo hábil para resolução. Os depoimentos e idéias dos questionários foram transcritos com muita fidedignidade. Foram selecionados os aspectos relevantes ao trabalho, e aglutinados, através das informações obtidas, se transformando em tópicos. Foram construídas categorias através dos tópicos selecionados, onde foi realizada a triangulação entre as diferentes informações obtidas. A discussão dos resultados foi enriquecida através de estudo dos teóricos que fundamentaram este trabalho. Assim, os resultados serão apresentados através de categorias.
RESULTADOS:
Na primeira categoria analisada – nível de conhecimento dos docentes sobre a psicopedagogia – a maioria dos docentes apresentaram conhecimentos prévios sobre ela. Na categoria importância da psicopedagogia para EJA, encontrou-se um paradoxo, pois os docentes apesar de demonstrarem pouco conhecimento da área em análise, afirmaram sua importância à EJA. Na categoria - sobre as contribuições da Psicopedagogia a EJA - foi confirmado o pouco conhecimento da maioria dos docentes sobre a psicopedagogia, apesar de alguns deles terem apresentado excelentes considerações sobre como a psicopedagogia facilita o processo de aprendizagem nas salas de EJA. Com relação ao tópico - contribuições da psicopedagogia à ação docente em EJA, foi evidenciado pelos docentes psicopedagogos, três categorias onde a psicopedagogia atua eficazmente na gestão de sala em EJA: o olhar psicopedagógico, o vínculo, dinamização em sala. Na categoria - visão dos docentes sobre aprendizagem significativa - foi observado que a maioria dos docentes sabiam em que consistia este tipo de aprendizagem e a importância de sua efetivação para EJA. Na última categoria – fatores indispensáveis à gestão de sala de aula em EJA – foi percebido a preocupação dos docentes com relação ao ensino centrado no aprendente, e de como relacioná-lo com os conteúdos sistematizados do currículo, bem como com o planejamento das aulas, com a aprendizagem significativa, e com a construção de um vínculo positivo com os educandos.
CONCLUSÕES:
A pesquisa teve como principal objetivo verificar, segundo a percepção de docentes em que nível a psicopedagogia pode contribuir à educação de jovens e adultos. Os objetivos específicos foram verificar, segundo a percepção dos docentes: o nível de conhecimento dos docentes sobre a psicopedagogia; o nível de importância da psicopedagogia para EJA; as contribuições que a psicopedagogia pode trazer a EJA; os fatores indispensáveis à ação docente em EJA. Pela análise realizada em cada categoria, conclui-se a necessidade dos docentes em buscar mais estudos sobre a Psicologia da Aprendizagem e sobre a Psicopedagogia, com o intuito de aprimorar suas ações docentes. Com relação aos conhecedores e aplicadores dos conhecimentos psicopedagógicos, ficou evidente que estes apresentam um maior domínio e compreensão do processo de ensino e aprendizagem de seus aprendentes, de onde conquistam e adquirem mais satisfação interior frente ao magistério. Foi pontuada também por um dos docentes a questão vincular, que envolve a abordagem psicanalítica, assim é recomendável que haja o 0, já que os referenciais teóricos deste estudo foram as psicopedagogias do self de Rogers, Maslow, Knowles - pensadores humanistas. Foi constatado na pesquisa que existem princípios inerentes a psicopedagogia, que os educadores de adultos podem seguir para que a gestão de aprendizagem em EJA seja realmente realizada com êxito.
Instituição de fomento: SESI-DN
Palavras-chave:  Educação de Jovens e Adultos; Psicopedagogia; Aprendizagem Significativa.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005