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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem | ||
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E SUAS CONSEQÜÊNCIAS NA APRENDIZAGEM ESCOLAR | ||
Isaú Hormino de Matos 1 (hormino@uol.com.br), Ana Lúcia Vieira dos Santos 2, Antônia Selma Lôbo Teixeira 2, Sônia Maria Silva 2 e Zélia Maria newton 2 | ||
(1. Departamento de Educação- Campus-X. UNEB.; 2. Secretaria Municipal da Educação de Itamaraju) | ||
INTRODUÇÃO:
: A adolescência é um momento crucial na vida do ser humano, nesta fase ele apresenta vulnerabilidade para conviver com os pais, irmãos, amigos e toda a sociedade. Às vezes sentem-se solitários, e, nesse momento de muitas emoções, normalmente, o adolescente começa a entrar em contato com a vida sexual. Portanto, nesse período de vida sexual é que as adolescentes apresentam comportamentos que podem prejudicar seu projeto de vida, e sendo assim alguns fatores contribuem para as mesmas se iniciarem na vida sexual precoce. Devido a questões culturais, vergonha, preconceitos, muitos pais têm dificuldades de falar de sexualidade com os filhos, deixando-os ao meio de tantas dúvidas, por conta disso vão procurar informações no grupo de amigos e acabam encontrando respostas não condizentes com os princípios éticos. A gravidez na adolescência traz várias conseqüências na aprendizagem, pois, quando as adolescentes ficam grávidas, têm desinteresse, sofrem preconceitos, enfrentam problemas de natureza social, embora , uma pequena porcentagem delas abandonem a escola, a maioria continua seus estudos, sofrendo, no entanto, uma defasagem no rendimento do ensino-aprendizagem. Deve-se levar em conta, ainda, que as adolescentes são consideradas grupos de risco na questão da gravidez não planejada, com relação às doenças sexualmente transmissíveis, da violência e da AIDS, quando deveriam, estar cuidando, principalmente, das questões relativas ao seu crescimento e desenvolvimento, sua formação escolar e profissional. |
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METODOLOGIA:
Foram participantes desta pesquisa 13 adolescentes grávidas, 5 professores, 13 pais, 5 adolescentes masculinos, 5 adolescentes não grávidas, totalizando 41 participantes. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram coletados dados dos professores e alunos das seguintes instituições: Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, situado na Rua Itajuípe, nº 200, no Bairro Cristo Redentor, e a Escola Municipal de 1º Grau Cristo Redentor, situada na Praça Cristo Redentor, s/n, ambas pertencendo ao Município de Itamaraju-Bahia. Os instrumentos para este trabalho foram: entrevistas aplicadas aos pais de adolescentes, com roteiro previamente elaborado e questionários com perguntas abertas e fechadas para cada categoria de sujeito. Foram elaborados quatro tipos de questionários diferenciados: para adolescentes grávidas, para adolescentes masculinos, para adolescentes não grávidas e para professores. Os questionários foram entregues pessoalmente aos professores, adolescentes grávidas, adolescentes não grávidas e adolescentes masculinos. Todos responderam dentro do prazo determinado para devolução dos mesmos. Quanto aos pais, foi marcada determinada hora para a realização da entrevista verbal, e não houve resistência, sendo satisfatório, pois todos os envolvidos sentiram-se bastante tranqüilos para responder as perguntas. Havendo sucesso, pelo empenho dos sujeitos em colaborar com a pesquisa. |
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RESULTADOS:
Diversos fatores podem ser identificados como os principais responsáveis pelo número crescente de gestação entre as adolescentes. Diante de relatos feitos pelos entrevistados, notou-se que entre as causas que determinam a ocorrência de uma gravidez precoce está a falta de orientação sexual. Os pais não sabem orientá-los e não mantêm um diálogo aberto com os seus filhos. Esta ausência é associada aos sentimentos de vergonha, para revelar as coisas intimas; medo de não ser compreendido e de interferência em suas vidas. A orientação sexual na família, quando acontece, fica sob a responsabilidade das mães. Nas escolas essa orientação é, em geral, superficial, não dando espaço aos jovens para perguntarem, investigarem; por isso não são informados quanto à sua sexualidade. Quando o assunto é abordado é por meio de palestras que os jovens acham chatas, por motivo de serem longas e não estarem de acordo com o interesse deles. Os amigos influenciam os adolescentes a iniciarem suas relações sexuais em idades cada vez mais cedo, isso acontece através das rodas de bate-papos, onde relatam como foi sua “primeira vez”. Uma delas disse: “A partir desse momento tive mais liberdade para sair, pois era muito presa.” A adolescente sente-se presa pela família, e, através disso, ela perde a sua virgindade, buscando a liberdade sonhada As adolescentes querem conquistar sua liberdade a qualquer preço, e agem com rebeldia, ou se sentem carentes e engravidam. |
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CONCLUSÕES:
A partir da revisão da literatura e análise dos dados, procurou-se refletir sobre o acesso aos meios para evitar a gravidez precoce e suas conseqüências, no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada com a finalidade de verificar os problemas emocionais que interferem no rendimento escolar, durante a gravidez na adolescência. Diante das dificuldades existentes na relação entre pais e adolescentes, no que diz respeito à sexualidade, recomenda-se que programas de orientação sexual incluam a preparação dos pais e professores. Considerando que a gravidez na adolescência é uma questão de relevância social, e deve estar permanentemente em pauta e merece investimentos em pesquisas e programas preventivos. Dessa forma, as jovens terão maiores oportunidades de se formarem, habilitando-se para o mercado de trabalho, garantindo a sua liberdade com convicção dos seus atos, aprendendo a lidar com suas emoções, seus desejos e seus limites para sua nova vida. Os objetivos propostos neste estudo foram alcançados e os resultados da pesquisa mostraram que, apesar de todas as dificuldades encontradas durante o período escolar, quase todas as adolescentes não desistiram de estudar. A investigação que se realizou, não teve a pretensão de esgotar o assunto, mas como início de um estudo que necessita de maior ampliação, valendo lembrar a sua suscetibilidade à falhas, como qualquer trabalho de pesquisa. |
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Palavras-chave: Gravidez precoce; Adolescência e familia; Aprendizagem escolar. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |