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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação | ||
OS JOVENS E O INTERESSE PELO SABER: A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFMT | ||
DANIELA MENDES PILONI 1 (d_piloni@terra.com.br) e MARIA APARECIDA MORGADO 1 | ||
(1. UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) | ||
INTRODUÇÃO:
Na situação escolar, a construção do saber não se estabelece apenas baseados nos conteúdos ministrados em sala. Seu objetivo é estabelecer hábitos, estruturas mentais necessárias à apreensão do conhecimento e à vida social do educando. Conseqüentemente, a Educação não tem apenas a finalidade de delimitar se um conteúdo aprendido será lembrado meses mais tarde, mas, até que ponto aquilo que foi aprendido ajudará o aluno a resolver problemas novos e a enfrentar situações diferentes daquelas encontradas comumente em sala de aula. Esta pesquisa investiga se a relação do jovem estudante com o professor interfere na democratização do saber, dialogando com pesquisas que colocam a relação intergeracional, como crucial para o sucesso ou o fracasso da empreitada educativa em qualquer nível de ensino, levando em conta FREUD (1914). |
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METODOLOGIA:
A primeira fase da pesquisa compreendeu levantamento e estudo bibliográfico sobre a temática. Na etapa empírica optou-se por entrevistar alunos dos cursos de licenciatura da UFMT, considerando que os mesmos lidam com a problemática em foco, na condição de aluno e futuramente de professores. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a pesquisa qualitativa, através da entrevista semi-estruturada. Os estudantes foram selecionados entre os diversos cursos de licenciatura, não tendo nenhum critério excludente, compondo um grupo de alunos voluntários. Portanto, engloba tanto alunos iniciantes como os formandos. |
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RESULTADOS:
Embora este trabalho não tenha o objetivo de questionar a formação dos professores, observou-se que a prática docente está impregnada pelas características pessoais dos mesmos. As crenças e valores de um sujeito acabam muitas vezes por determinar as atitudes e comportamentos que compõem também a atuação profissional. GUERRA (2003), aponta a necessidade sentida pelos alunos dos cursos de licenciatura em vivenciarem na graduação metodologias mais participativas, colocando esse ítem entre as características que despertam mais interesse pelas aulas, fato confirmado por esta pesquisa. Outro fator relevante foi a necessidade dos educadores levarem em consideração, além dos procedimentos didático-metodológicos, a relevância, tantas vezes definidora da relação professor-aluno para o sucesso da empreitada educativa. |
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CONCLUSÕES:
Apesar da composição heterogênea das classes dos cursos de licenciatura, a procura por jovens como sujeitos dessa pesquisa, definiu-se por entendermos que é preciso termos outras perspectivas dos mesmos do que a que “Em geral, a juventude só aparece como problema pelo diagnóstico de que ela, enquanto categoria que incorpora um grupo etário, é potencialmente conflitiva” (Carrano, 2003). .” É interessante destacar que essa pesquisa não teve o propósito de questionar os processos didáticos metodológicos utilizados pelos professores, mas sim perceber como que as relações que se estabelecem entre o professor e o aluno podem aumentar ou diminuir seu interesse pelo saber. Foi possível compreender o processo de formação profissional juvenil, destacando o interesse pelo saber, através dos processos psicossociais intergeracionais, evidenciando como mostra CARRANO, que o jovem só é jovem na “relação com”. |
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Palavras-chave: Educação; Jovens; Interesse pelo saber. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |