IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
DISCURSO, IMAGENS E COMUNISTAS EM PERNAMBUCO (1930-1945)
Amanda Mansur Custódio Nogueira 1 (amandam07@hotmail.com) e Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida 2, 3
(1. Depto. De Comunicação Social - UFPE; 2. POSMEX/UFRPE; 3. Laboratório de Estudos da Intolerância (LEI) - FFLCH/USP)
INTRODUÇÃO:
Emanando o valor fundamental da fotografia como informação historiográfica, esta pesquisa tem como objetivo principal a elucidação do significado político social implícito nas imagens – encontradas no acervo DOPS-PE/APEJE – que remetem aos inimigos sociais do Estado no regime autoritário implantado no Brasil por Getúlio Vargas, no período de 1930-1945, cujo teor foi censurado e rotulado como subversivo. A partir da análise das imagens encontradas nos prontuários da DOPS-PE acerca dos comunistas presos em Pernambuco na ditadura varguista, podemos recuperar o imaginário social construído neste período, que ajudou a fomentar na sociedade um ideário em relação ao Comunismo. As iconografias encontradas vêm sendo analisadas quanto à sua temporalidade e seu significado.
METODOLOGIA:
A metodologia aplicada nesse trabalho consiste em duas etapas: na primeira, selecionamos os documentos que remetem ao período de (1930-1945); digitalizamos estes documentos. Na segunda etapa, realizamos a análise iconológica desse material, o que consiste na desconstrução do discurso imagético, trazendo à tona as formas de produção desta imagem.
RESULTADOS:
Como resultados obtemos a elaboração de um material para a construção de um banco de dados, destinado a sociedade, e a colaboração na montagem do livro DOPS: Imagens Confiscadas.
CONCLUSÕES:
Enfim, podemos atestar, através da análise da linguagem simbólica presente nas imagens trabalhadas uma valiosa apreciação do imaginário vigente na Era Vargas e das práticas autoritárias, externando não só a ideologia política incrustada no meio social como também, trazendo a luz os diversos graus de violência com que era invadida a intimidade dos indivíduos. Além de desvendar o significado implícito nos documentos e contribuir para a conservação do acervo DOPS-PE, esta pesquisa retoma as discussões em torno da restrição dos direitos humanos no período estudado.
Instituição de fomento: FACEPE/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  autoritarismo; imagens; discurso.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005