IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
O DESPERDÍCIO DE ÁGUA COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
João Carlos Ribeiro Machado 1, 2, 3 (marconi@amazon.com.br), João Carlos Ribeiro Machado 1, 2, 3, Fernando José Ribeiro Machado 3 e Luiz Marconi Fortes Magalhães 1, 2, 3
(1. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico - NPADC; 2. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental - GEPEa; 3. Universidade Federal do Pará - UFPA)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho foi realizado para despertar na comunidade escolar um dos maiores problemas debatidos nos dias de hoje e enfrentados pela humanidade, a possível falta de água potável em nível planetário, e propõe um debate de se utilizar o ensino escolar para promover a alfabetização ecológica visando tel desperdício. Além de sugerir uma proposta para o trabalhar da educação ambiental e do meio ambiente em sala de aula, aqui especificamente com o desperdício da água, o estudo tenta em nossos alunos uma oportunidade para o desenvolvimento de atitudes positivas com relação à economia deste bem precioso, assunto tão discutido neste inicio de século O presente estudo teve como objetivo avaliar o desperdício doméstico de água em estudantes da quarta etapa da educação de jovens e adultos em Belém do Pará.
METODOLOGIA:
Este estudo foi desenvolvido na Escola Municipal Palmira do Oliveira Gabriel, localizada na Travessa Timbó, bairro da Pedreira, Belém/PA, no segundo semestre de 2004. A amostra foi constituída por alunos matriculados na 4ª etapa (turmas 441, 442, 443) da Educação de Jovens e adultos - EJA, com faixa etária compreendida entre 15 e 33 anos. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo três questões objetivas e uma subjetiva que indagaram sobre o desperdício doméstico de água.
RESULTADOS:
Os resultados do questionamento objetivos mostraram: 1º) Qual a melhor maneira de se lavar um carro: Com balde (56%), Com mangueira (39%), Não sei (5%); 2º) No futuro podemos ter falta de água para beber: Sim (67%), Não (11%), Não sei (22%); 3) É importante nos preocuparmos com o desperdício de água potável: Sim (97%), Não (3%); já na indação subjetiva, por que devemos nos preocupar com o desperdício doméstico de água, os sujeitos disseram que 1º) porque o desperdício de água é muito grande nos dias de hoje, 2°) sem ela nós morreremos e 3°) para que no futuro não falte água para a humanidade.
CONCLUSÕES:
Os resultados do estudo mostram que o debate sobre o tema água na prática da educação ambiental é útil para o docente e o discente para poder direcionar as atividades em sala de aula e contribuir para um outro pensamento em relação ao consumo de água em meio doméstico. Ainda é possível concluir que o consumo de água em meio doméstico, a partir dos resultados deste estudo necessita ser debatido de forma sistemática em meio escolar para a permanência desse precioso líquido tão necessário á vida humana, porque o desperdício de água é muito grande nos dias de hoje, sem ela nós morreremos e para que no futuro não falte água para a humanidade como atribuiram os sujeitos do referido estudo.
Palavras-chave:  Desperdício doméstico de água; Alfabetização ecológica; Educação Ambiental.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005