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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
VIDA DE PROFESSORA: HISTÓRIA E MEMÓRIA DE HELENA FERRARI TEIXEIRA | ||
Vantoir Roberto Brancher 1 (vantobr@yahoo.com.br) e Valeska Fortes de Oliveira 1 | ||
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA -UFSM) | ||
INTRODUÇÃO:
O pesquisa que apresentamos a seguir é integrada a um grande projeto interinstitucional denominado Laboratório de Imagens: significações da docência na formação de professores. Projeto esse desenvolvido pelo GEPEIS – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social e que fui bolsista e pesquisador - Iniciação cientifica CNPq - durante alguns anos. Conhecendo e trabalhando com professores pude perceber a importância de darmos visibilidade aos saberes dos mesmos. Com isso resolvemos aprofundar nossos estudos em relação aos saberes dos professores conhecendo a História de Helena Ferrari Teixeira. Uma professora que na década de 60 a 80, foi a primeira e talvez uma das maiores “guerreiras” – na luta pelo povo - no legislativo santamariense. Portadora de singular história política, Helena também construiu e se construiu na docência, mantendo-se por um longo período ministrando aulas no curso Normal Superior. Era ela, normalmente, a responsável pela disciplina de História. Entretanto, a arte da escrita, a poesia, a leitura e a oratória impecável, nunca foram por ela esquecidos. |
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METODOLOGIA:
Para realizarmos esse projeto de pesquisa adotamos uma metodologia qualitativa, baseada no Método Biográfico Histórias de Vida na modalidade Oral, incluindo também outras formas de documentação tais como: jornais, fotografias, depoimentos e outras pesquisas já realizadas. Com essa metodologia não buscamos a veracidade dos fatos que nos são narrados, isso porque, tais episódios encontram-se num plano existencial, subjetivo e com significados e sentidos construídos pelos sujeitos que se dispõem a dar visibilidade às suas narrativas. Além disso, tais metodologias permitem um contato estreito e pessoal com os colaboradores, focalizando a realidade vivida de forma bastante ampla e contextualizada. |
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RESULTADOS:
Como resultados do nosso trabalho, apresentamos: Algumas entrevistas com a colaboradora que estão sendo transcritas, analisadas e discutidas, a luz de variados referencias teóricos, como Gênero, Memória, História Oral, Saberes etc. A (re) construção da História de Vida de Helena Ferrari Teixeira, uma professora poeta, que se inseriu, formalmente na política no ano de 1951, permanecendo no mesmo por três mandatos consecutivos. Encontramos, também, nos arquivos familiares e/ou públicos um número razoável de documentos e fotografias da professora, que estamos digitalizando e disponibilizando para consultas posteriores em um banco de dados criado pelo grupo de pesquisa acima referendado. A relevância deste estudo está no conhecimento dos saberes dos professores, e, especialmente, de uma mulher que se dedicou integralmente à política num período onde as mulheres não se inseriam neste âmbito (da vida pública). |
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CONCLUSÕES:
Com esse trabalho, estamos conhecendo a memória pessoal e professoral de Helena, uma pessoa que participou na construção da História de Santa Maria, que temos tão pouco conhecimento, e que tão pouco foi sistematizado em prol dessa História/Memória. Algumas considerações já podem ser apontadas com base nas pesquisas documentais, que realizamos o que esta nos proporcionando uma possibilidade de perceber e compreender os indivíduos e os respectivos lugares sociais ocupados por eles. Olhar os saberes da docente Helena Ferrari proporciona ressignificar os lugares e espaços vividos pelos professores em diferentes épocas. A partir disso, acredito que, olhar os saberes cotidianos dos docentes, neste caso de D. Helena, ajuda-nos numa ressignificação de nossos próprios saberes e práticas profissionais. |
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Instituição de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior/ CAPES | ||
Palavras-chave: Formação de Professores; Histórias de Vida; Saberes docentes. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |