IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
SITUAÇÃO DE ESTUDO RIO CAPIBARIBE: CONSTRUÇÃO DE CARTILHAS INFORMATIVAS
Ediene Ferreira Cavalcanti Gomes 1 (joaoveronice@yahoo.com.br), Neuza Maria Pontes de Mendonça 1 e Mércia Farias dos Santos 1
(1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano)
INTRODUÇÃO:
A apropriação dos conceitos científicos capacitará o cidadão a observar o seu entorno, a identificar os processos dinâmicos envolvidos na sua qualidade de vida e da dos demais seres vivos do planeta e indicar-lhe-á caminhos que propiciem a busca das soluções científicas já existentes ou que ainda serão encontradas, garantindo-lhe uma consciência crítica e inovadora na sua vivência cotidiana. Partindo da necessidade de mudança no processo de ensino aprendizagem e embasado com os documentos LDB, PCN e PCN+, o CEEGP vem aprimorando cada vez mais as metodologias utilizadas visando a um rendimento satisfatório com o alunado, fazendo-o perceber que seus conhecimentos prévios serão o alicerce para o desenvolvimento de suas competências e futuras habilidades formando assim, cidadãos críticos em seu exercício. Com a situação de estudo do Rio Capibaribe, pretendemos identificar conceitos científicos, de forma interdisciplinar que serão sistematizados após investigação, e os resultados obtidos serão utilizados na construção de cartilhas informativas. A situação de estudo escolhida constitui uma possibilidade de comunicabilidade entre diversos componentes curriculares e pode ser uma variedade de eixos temáticos a serem explorados dentre os quais destacam-se: vida e ambiente, ser humano e saúde, tecnologia e sociedade.
METODOLOGIA:
A abordagem metodológica foi realizada com quatro turmas de alunos da primeira série do Ensino Médio do CEEGP, na qual a partir de suas representações mentais, eles irão construir os conteúdos contemplados na situação-problema vivenciada. Para melhor embasar os conteúdos, utilizamos a exibição do filme: O Rio Capibaribe: uma linda ilusão, uma triste realidade. Logo após, realizamos uma visita ao ecossistema em estudo, através da qual pudemos coletar informações pertinentes para o início dos debates em sala de aula, confrontando as duas concepções. A partir dos dados apresentados em debates, em pesquisas, em documentários, livros, jornais, cartas etc., os alunos estão construindo cartilhas informativas com o intuito de conscientizar a população para a preservação desse patrimônio da nossa cidade. O trabalho foi desenvolvido em forma de oficina interdisciplinar.
RESULTADOS:
As cartilhas foram produzidas a partir das anotações realizadas durante a visita ao Rio, da coleta de dados in loco, documentário informativo e pesquisas em livros, revistas, jornais, internet etc. Neste contexto interdisciplinar, a disciplina biologia preocupou-se em discutir os componentes do ecossistema: seres vivos, vegetais, animais, seres bióticos, abióticos (temperatura, pH, umidade, pressão, salinidade) e quais deles estão interferindo no equilíbrio das relações das espécies e sua preservação. Em relação à geografia, discutimos principalmente o processo de degradação sofrido pelo Rio Capibaribe, distribuição espacial, rios, drenagens dentre outros. A disciplina de língua portuguesa se ateve a recuperar o estudo de textos literários como também dar enfoque a textos argumentativos e de informação, fazendo a articulação com as disciplinas biologia e geografia. Ao término das cartilhas, os alunos foram avaliados quanto à sua participação individual e coletiva, como também, na interação dos trabalhos em grupos.
CONCLUSÕES:
A situação de estudo foi relevante para construção dos conceitos científicos tais como: seres vivos, vegetais, animais, seres bióticos, abióticos, textos literários, rios, drenagens, degradação, distribuição espacial. Durante a realização das Oficinas Interdisciplinares, houve um grande alinhamento por parte dos professores e, também, uma grande interação aluno x aluno, professor x professor, professor x aluno e professor x aluno x conhecimento, em cujos relatos podemos percebê-los.
Palavras-chave:  Situação de estudo; Interdisciplinar; Interação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005