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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências | ||
HORTO DE DOIS IRMÃO E FUNDAÇÃO GILBERTO FREIRE: SITUAÇÕES DE ESTUDO A SEREM VIVENCIADAS DE FORMA INTERDISCIPLINAR | ||
Marcus Venícius Juliano de Souza 1 (joaoveronice@yahoo.com.br), Joâo Rufino de Freitas Filho 1, 3, Avany Martins de Arruda 1, Minancy Gomes de Oliveira 1, Maria do Socorro Lopes Pina 1, Antônio José Barboza dos Santos 1, 2, Afonso Feitosa Reis Filho 1, Valter Assis Dantas 1 e José Roberto de Lima Miranda 1 | ||
(1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano - CEEGP; 2. Faculdade de Educação Superior de Timbaúba - FAEST; 3. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL) | ||
INTRODUÇÃO:
Romper com a linearidade e a fragmentação dos conteúdos escolares e torná-los contextualizados para os estudantes é o grande desafio que hoje se coloca ao contexto escolar e esta posto no PCNs. Os professores, porém, de forma geral, encontram dificuldades em suas iniciativas com base nos PCNs, que apontam para uma proposta voltada ao contexto, superando a fragmentação e a linearidade dos conteúdos escolares. “Se, eventualmente, são trabalhados determinados temas fora da proposta original de um programa de ensino, isso permanece como mera inserção pontual. Terminada a discussão do tema, volta-se ao mesmo ponto, dando seguimento ao programa tradicional de ensino.” (Maldaner, 2001). A partir da problematização: De acordo com os aspectos observados durante a excursão pedagógica à fundação Gilberto Freyre e o Horto de Dois Irmãos, como podemos relacionar os aspectos presentes em cada um, a relação sócio-ambiental?" buscamos trabalhar com projeto de intervenção didático interdisciplinar cujo tema gerador foi Meio ambiente e dentro deste contexto os estudantes escolhiam sub-temas relacionados ao mesmo, pois acreditamos que trabalhar com projeto representa uma excelente estratégia para propiciar a construção coletiva do conhecimento de contextos ligados a vida do estudante. |
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METODOLOGIA:
Essa situação de estudo foi desenvolvida em sala de aula pelos professores de Biologia, Química e Física da 1a série do ensino médio do Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano- CEEGP, Recife/PE, no quarto trimestre de 2004. A disciplina desencadeadora da Situação foi a disciplina de Biologia. Para sistematização dos trabalhos foram realizados: a) encontros de estudo e planejamento coletivo; b) elaboração de um plano de trabalho; c) trabalho em grupo; d) leitura e discussão de textos; e) montagem de documentário em vídeo; f) Organização dos dados e g) Visita ao Horto e Fundação Gilberto Freire. |
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RESULTADOS:
Antes da elaboração do projeto e posterior intervenção, como o trabalho foi realizado em grupo, Cada grupo trabalhou com diferentes textos sobre a temática em foco com explanação das idéias principais e fundamentação da proposta. No desenrolar da Situação de estudo houve momentos com a presença conjunta dos professores de Física, Biologia, Química e Matemática, como nas visitas ao Horto de Dois Irmão e Fundação Gilberto Freire com o acompanhamento, também, dos professores de Matemática, Português, Geografia, História, Sociologia, Artes, Educação Física etc. A partir da visita os alunos iniciaram o processo de elaboração do projeto, para isto tiveram de construir alguns conceitos tais como: ambiente, ecossistema, cidadania, lixo, tratamento de água, turbidez da água, acidez do solo, alcalinidade, pressão atmosférica, temperatura, calor, trabalho, energia, funções, gráficos e tabelas. Ao final da vivência da situação de estudo, pode-se destacar a construção de mais de 10 projetos relevantes elaborados pelos estudantes. O acompanhamento das aprendizagens ocorridas durante o desenvolvimento da Situação de Estudo deu-se na forma de apresentação oral e escrita dos projetos, folder, palestra, cartazes, envolvendo temas, tais como: tratamento de esgotos, ecossistema modificado, geração de energia. Foram apresentados, também, relatórios com os produtos obtidos pelos estudantes. |
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CONCLUSÕES:
Ao se trabalhar com projeto de intervenção interdisciplinar, focando uma situação de estudo, os professores levaram em contas algumas considerações importantes envolvidas no processo. Uma destas, diz respeito ao papel do professor como mediador e facilitador. Apesar de todos os desafios que um projeto interdisciplinar exige podemos garantir que a experiência vivenciada compensou o trabalho despendido, pois houve troca de aprendizagem entre estudantes e professores envolvidos. O trabalho do grupo foi avaliado pela qualidade e quantidade de materiais produzidos. |
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Palavras-chave: Projeto Interdisciplinar; Interação; Situação de estudo. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |