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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A AÇÃO EDUCATIVA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA DAIRCE PEDROSA TORRES
Marcius Henrique Lopes Araújo 1 (marciushenrique@hotmail.com), Adalberto Rodrigues de Souza 1 e Alexandre Santos 1
(1. Colegiado de Pedagogia, Universidade Federal do Pará - UFPA)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho trata de estudar as questões referentes ao uso do computador nas práticas educativas no Laboratório de Informática / L. I da escola Dairce Pedrosa Torres, a partir da investigação das práticas do uso do computador no processo de ensino e aprendizagem, a preparação dos professores que trabalham com a informática educativa e a receptividade dos alunos, quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação no cotidiano escolar. Este assunto é de grande importância para o meio acadêmico e para comunidade local, já que se propõe discutir questões relacionadas ao ensino com as Tecnologias de Informação e Comunicação / TIC´s, interessando aos educadores e gestores, pois estes são os agentes do processo educativo, e são os responsáveis pela incorporação das tecnologias de informação e comunicação no âmbito escolar. Assim sendo, participar deste debate significa envolver todas as esferas pedagógicas e administrativas escolar, analisando, compartilhando saberes e experiências a fim de construir o desenvolvimento da educação numa ação colaborativa com o auxilio das tecnologias informacionais. O estudo tem como objetivos: conhecer como se dá o envolvimento dos professores e alunos no L. I da escola Dairce Pedrosa Torres e avaliar as mudanças ocorridas na prática pedagógica docente com a implantação do L.I.
METODOLOGIA:
A abordagem metodológica que se optou para realização do estudo tomou-se por base a pesquisa qualitativa e quantitativa. A pesquisa qualitativa, por o estudo exigir uma relação dinâmica entre o pesquisador e o objeto de pesquisa, na qual foi experiênciado durante a investigação. Assim levantou-se alguns aspectos da ação educativa do Laboratório de Informática da escola Dairce Pedrosa Torres. Estes aspectos foram adquiridos através de vários procedimentos como: observação das ações realizadas no laboratório de informática; entrevistas; aplicação de questionário para professores e alunos; análise do projeto político pedagógico do laboratório de informática e registro fotográfico do ambiente do laboratório de informática. A coleta dos dados com professores e alunos foi estruturada a partir do questionário contendo perguntas abertas e fechadas. A pesquisa foi feita com todos os professores do ensino médio, sendo o total de trinta e cinco docentes e com alunos do ensino médio e fundamental, sendo o total de vinte alunos.
RESULTADOS:
Detectou-se através de questionário que dos trinta e cinco docentes pesquisados, apenas sete professores, utilizam a informática educativa em suas práticas pedagógicas. Assim o estudo limitou-se a compreender as relações desses sete docentes com o Laboratório de Informática da escola Dairce Pedrosa Torres, além dos alunos pesquisados. Nos questionários emitidos foi perguntado aos sete professores de que forma o computador é utilizado na sua prática pedagógica, as respostas foram: para fazer pesquisas na Internet; como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento de atividades com os alunos. Foi relatado, também, que para os professores não há nenhuma dificuldade de acesso ao L.I. Quanto ao conhecimento em informática os dados demonstram que os professores conhecem os programas windows, word, power point e excel. Em relação aos alunos que utilizam o L.I da escola, foi imitido questionários para vinte discentes. Quanto à utilidade do computador na escola, os dados demonstram que 100% dos alunos utilizam para pesquisa na web, mas somente 60% dos alunos consideram ser fácil o acesso e 40% dizem não ser fácil o acesso, 55% dos alunos freqüentam o L. I de vez em quando; 30% usam somente quando o professor exige e 15% freqüentam semanalmente, 65% dos alunos não tem dificuldade no manuseio do computador e 35% apresentam dificuldades para usar o computador.
CONCLUSÕES:
Muitos docentes não utilizam a informática educativa por não conhecerem os conceitos e as práticas relacionadas ao uso das tecnologias, assim não sabem transportá-las para seu trabalho pedagógico. Quanto aos alunos, pode-se perceber que esses estão ávidos para experimentar, das novas formas de comunicação. É importante observar que alguns alunos enfrentam dificuldades para acessar o Laboratório de Informática. O processo de informatização da educação depara ainda com muitos problemas como a falta de professores qualificados para atuarem com as novas tecnologias, e a falta de recursos financeiros. É importante que se empreguem todas as ferramentas disponíveis para buscar a transformação que a educação brasileira precisa e mesmo que sejam poucos os seus equipamentos é essencial que a escola insista por desenvolver a informática educativa, pois a relação pedagógica cotidiana servirá como experiência, o que contribuirá para melhor embasamento no momento de reivindicação por mais e melhor tecnologias nas escolas. Assim, é importante haver o envolvimento de toda comunidade escolar. Os gestores buscando inserir as TIC´s, no cotidiano escolar, os docentes agindo como facilitadores usando as ferramentas disponíveis, relacionando-as com sua atividade em sala de aula e os alunos estimulados a aprender dessa forma as novas tecnologias contribuirão para a mudança do nosso sistema educacional tradicional por um sistema inovador que propõe a construção do conhecimento.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Ensino e Aprendizagem; Novas Tecnologias; Informática Educativa.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005