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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
BUSCANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO NA TEMÁTICA RIO CAPIBARIBE X ECOSSISTEMA MODIFICADO
João Rufino de Freitas Filho 1, 2 (joaoveronice@yahoo.com.br), Maria do Socorro Lopes Pina 1, Ilzia Zirpoli 1, Maria da Luz Laurentino 1, Augusto Cabral 1 e Conceição Xavier 1
(1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano - CEEGP; 2. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL)
INTRODUÇÃO:
Segundo o documento dos PCNs, interdisciplinaridade significa: “...planejamento e desenvolvimento de um currículo de forma orgânica, superando a organização por disciplinas estanque e revigorando a integração e articulação dos conhecimentos...”. Assim, pode-se entender o termo como a interação entre saberes, independente de separação por matérias. A contextualização é um princípio orientador do currículo que tem como objetivo dar significado ao entorno do aluno, uma vez que, no que tange ao ensino disciplinar, os PCNs sugerem que: “...o conhecimento disciplinar não deve ser entendido como um conjunto de conhecimentos isolados, prontos e acabados, mas sim uma construção da mente humana em contínua mudança.” Com a situação-problema “Como identificar, no rio Capibaribe, os componentes da rede que liga os seres vivos entre si e ao meio, os pontos de ruptura desse sistema e as ações necessárias à revisão dos danos provocados pelo homem?”, buscamos levantar as concepções prévias dos estudantes e, a partir delas, explorar conteúdos nas disciplinas de Química, Língua Portuguesa e Geografia, com vistas a desencadear uma aprendizagem significativa que possibilite o entendimento de uma situação contextual: o rio Capibaribe. A construção e a vivência da proposta interdisciplinar em sala de aula visou, também, a uma maior aproximação com diferentes disciplinas do currículo do Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano–CEEGP.
METODOLOGIA:
A experiência está sendo vivenciada e desenvolvida no Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano - CEEGP, situado na Rua da Aurora, Boa Vista, em Recife-PE, no turno da manhã, com oito (8) turmas de alunos da 1a série do Ensino Médio, envolvendo os componentes curriculares (Geografia, Química, Português). A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos. No primeiro momento, foram desenvolvidas as seguintes atividades: apresentação dos professores e da metodologia ao grupo de alunos; apresentação da temática e da situação-problema; levantamento das concepções prévias dos alunos; construção de painéis interativos; socialização dos resultados dos painéis. No segundo momento, desenrolaram-se atividades como: apresentação do filme sobre o rio Capibaribe; visita ao rio; audição da música Planeta água, de Guilherme Arantes; leitura e discussão do texto de João Cabral de Melo Neto, O Cão sem plumas, fazendo uma comparação com o filme assistido e levantando novos conceitos nas disciplinas: Química, Língua portuguesa e Geografia. Para a sistematização dos trabalhos, foram realizados: a) encontros de estudo e planejamento coletivo das atividades, em forma de oficinas; b) elaboração de um plano de trabalho; c) coleta e organização de materiais, d) seminários temáticos sobre o tema em foco, com auxílio de vídeo documentário.
RESULTADOS:
Após a apresentação da situação problema “Como identificar, no rio Capibaribe, os componentes da rede que liga os seres vivos entre si e ao meio, os pontos de ruptura desse sistema e as ações necessárias à revisão dos danos provocados pelo homem?”, os estudantes levantaram concepções prévias como: poluição, água, lixo, linguagem oral e escrita, paisagem , hidrografia, ecossistema, dentre outros. Após a fundamentação da situação através de apresentação de vídeo documentário sobre o rio, a audição da música Planeta água, de Guilherme Arantes e a leitura e interpretação do poema: O cão sem plumas (Parte I – Paisagem do Capibaribe), de João Cabral de Melo Neto, novos conceitos foram construídos por eles de forma mais sistematizada, como mostram: ponto de ebulição, propriedades das substâncias, densidade, transformações químicas, propriedades organolépticas, substâncias, mapas, paisagem, hidrografia, ambiente, rio, afluente, poesia, texto poético, coesão e coerência textual. Com a vivência da situação problema, de forma interdisciplinar, pudemos apresentar aos estudantes algo concreto, contextualizado, o quê facilitou, ainda, os trabalhos iniciais de aproximação e discussão das diferentes disciplinas. Além de uma boa interação entre alunos e professores, conseguimos estabelecer interconexões entre os conhecimentos das disciplinas já referidas e a melhoria da produção escrita dos alunos.
CONCLUSÕES:
A construção coletiva e a implementação do trabalho: BUSCANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO NA TEMÀTICA RIO CAPIBARIBE X ECOSSISTEMA MODIFICADO, exigiu de nós, professores, diversos momentos, entre os quais: planejamento coletivo, desenvolvimento com sucesso da proposta junto aos alunos, elaboração e apresentação de painéis interativos. Durante o desenvolvimento do trabalho, foram construídos alguns conceitos de Química, Língua portuguesa e Geografia - transformação, densidade, evaporação, ebulição, substâncias, paisagem, ambiente, hidrografia, leitura, interpretação de texto, entre outros. Por outro lado, esta forma de trabalhar permitiu avanços significativos, uma vez que exigiu a troca de experiências entre professor x professor, professor x aluno e aluno x aluno.
Palavras-chave:  Interdisciplinaridade; Contextualização; Situação problema.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005