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A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
INTERDISCIPLINARIDADE: A FÍSICA E A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Valter de Assis Dantas 1 (vdantasm@uol.com.br), Marcus Venicius Juliano de Souza 1, Antônio José Barboza dos Santos 1, 3, José Roberto de Lima Miranda 1, José Ramos da Silva 1 e João Rufino de Freitas Filho 1, 2
(1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano - CEEGP; 2. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL; 3. Faculdade de Educação Superior de Tim baúba - FAEST)
INTRODUÇÃO:
O ensino de Ciências e da Matemática na atualidade é para maioria dos educadores uma ferramenta que poderá juntamente com outras subsidiar a formação de cidadãos críticos, capazes de compreender e transformar a realidade na qual estão inseridos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais 1 (PCN+) ratificam esta concepção e trazem uma série de princípios orientadores do fazer pedagógico como a contextualização, interdisciplinaridade etc. que visam a melhoria do processo ensino aprendizagem. Tradicionalmente à Física e a Matemática é considerado pelos professores como disciplinas difíceis de serem ensinadas, e conseqüentemente os estudantes relatam dificuldades de aprendizagem dos conteúdos. Logo, o presente trabalho tem por objetivos selecionar e desenvolver experimentos de Física, em sala de aula convencional, preferencialmente sem custo para professor e/ou aluno, de modo a possibilitar uma aprendizagem significativa na construção de conceitos fundamentais em Física e Matemática.
METODOLOGIA:
A experiência foi vivenciada durante o mês de novembro de 2004, no Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano - CEEGP, situado na Rua da Aurora, Boa Vista, em Recife-PE, no turno da manhã, com oito (8) turmas de alunos da 1a série do Ensino Médio, envolvendo os componentes curriculares (Física e Matemática). A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos. No primeiro momento (extra-sala de aula): planejamento coletivo, coleta de materiais e elaboração dos procedimentos experimentais. No segundo momento (contexto da sala de aula): Atividades experimentais utilizando materiais do cotidiano do aluno. A medida antes e depois foi realizada com um seringa. Os resultados foram analisados e dispostos em forma de gráfico
RESULTADOS:
O primeiro experimento consistiu em elaborar procedimentos experimentais sobre evaporação de diferentes solventes tais como acetona, água e álcool. No segundo momento, em sala de aula, as disciplinas Matemática e Física se articularam na realização do experimento envolvendo a evaporação dos líquidos: acetona, água e álcool. Observamos que o desenvolvimento do experimento foi à temperatura ambiente e os solventes colocados separadamente em garrafa PET e um prato fundo. Em seguida, iniciou-se o debate a respeito dos resultados obtidos, relacionando os fatores que influenciam a evaporação, onde os alunos comprovaram, por exemplo, que a evaporação da acetona torna-se mais evidente por ser uma substância mais volátil, mesmo na garrafa PET onde a superfície em contato com o líquido era menor. Em seguida os alunos analisaram a variação do volume do líquido que resta no recipiente em função do tempo realizando suas representações gráficas, por exemplo, o comportamento do volume da acetona restante no prato fundo se comporta como uma função exponencial. Outras representações foram sugeridas como a variação do volume de álcool na garrafa PET, onde podemos perceber que no intervalo de 10 a 20 minutos o volume permaneceu constante. Finalmente foram propostos problemas envolvendo a lei de resfriamento de Newton, os alunos discutiam as estratégias utilizadas para resolvê-los, sistematizando as propriedades dos logaritmos e socializando os resultados.
CONCLUSÕES:
O presente trabalho, realizado com alunos da 1a série do Ensino Médio do Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano, permitiu as seguintes conclusões: É possível trabalhar de forma interdisciplinar o ensino da física e da matemática; a metodologia aplicada demonstrou ser eficiente e isto pode ser percebido pelas produções escritas dos estudantes. Os alunos demonstraram elevados interesses pelas etapas do trabalho, especialmente nas aulas experimentais. As aulas experimentais foram importantes, pois os estudantes construíram os conceitos de evaporação, logaritmo, temperatura, calor, volume, volatilidade, superfície de contato, funções gráfico, abscissa, ordenada, tabela etc., e também permitiram que os estudantes associassem os conceitos da Física com os da Matemática.
Palavras-chave:  Interdisiciplinaridade; Experimentação; Construção de conceitos.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005