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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior | ||
OS PARADIGMAS EDUCACIONAIS E O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA MATEMÁTICA | ||
Maria Núbia Barbosa 1 (jcmessejana@aol.com) e Carlos César dos Santos Costa 1 | ||
(1. Licenciatua em Matemática, Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - CEFET-CE) | ||
INTRODUÇÃO:
O desenho deste trabalho foi concebido coletivamente em sala de aula com os alunos em subgrupos, para investigarem sobre a formação docente do profissional de matemática, lotado nas instituições de ensino público de Fortaleza, tendo como suporte teórico à questão dos paradigmas, na concepção de T. Kuhn, E. Morin e Bherens. O objetivo específico deste estudo consistiu em caracterizar e descrever o perfil sóciocientífico do profissional de matemática no atual paradigma de ensino. A metodologia consistiu em entrevistas semi-estruturadas, realizadas pelos alunos da Licenciatura em Matemática, Semestre 2 - disciplina de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação, nos períodos de 2003/1 e 2004/2 do Centro Federal de Educação Tecnologia da Ceará. Houve a produção de relatórios, sendo esta pesquisa caracterizada como exploratória. Vale ressaltar que a metodologia da pesquisa rompe com a inércia de práticas adotadas na formação superior do licenciando em matemática, apontando para uma formação desse profissional com inovações teórico-metodológicas. Em outras apalavras, a capacidade de ministrar aulas e também de coordenar projetos de cunho científico, social e humano. Concluiu-se que a demanda observada apresentou no primeiro momento, da pesquisa um discurso satisfatório quanto ao perfil desejado do profissional de matemática. Já no segundo momento, percebe-se que o discurso matemático, dos docentes observados, está perpassado de equívocos conceituais e de lacunas operacionais. |
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METODOLOGIA:
TIPO DE PESQUISA: Pesquisa de campo de cunho qualitativa do tipo exploratório. TIPO DE INSTRUMENTO: Entrevista semi-estruturada através de um questionário para a coleta de dados. SÍNTESE DOS DADOS: A turma foi dividida em grupos, onde cada um buscou as escolas da rede pública do ensino de Fortaleza. Cada equipe foi as suas respectivas instituições para que fossem feitas as entrevistas, com base nos fundamentos sócio-filosóficos do professor. Após todas as entrevistas, foi feito um levantamento dos dados em sala de aula, recorte das categorias de análise e produção do relatório final. |
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RESULTADOS:
Enfrentando-se o atrito criado entre as disciplinas de matemática e as disciplinas pedagógicas, dadas as particularidades dessas disciplinas, a fim de se administrar o mal-estar que havia se instalado na dinâmica das relações pedagógicas estabelecidas em sala de aula, adotou-se a prática do “ensino com pesquisa” - pressuposto do atual paradigma educacional como alternativa metodológica. Em face de uma investigação científica realizada, comprovou-se que é possível estabelecer o diálogo entre as ciências naturais (matemática/física) e as ciências humanas (área pedagógica) não apenas na verbalização do discurso, mas também, na prática diária da educação matemática. Isso se evidenciou quando os sujeitos envolvidos (professor x aluno) compreenderam que as diferenças entre as ciências acima citadas existem de fato; não como redução ou minimização do conhecimento, mas, como oportunidade para torná-las menos homogêneas, mais criativas e substanciais, a favor da realidade educativa e da vida social com um todo |
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CONCLUSÕES:
A pesquisa nos revelou que 50% dos professores investigados possuíam a formação acadêmica, porém, demonstraram que os seus fundamentos sócio-filosóficos foram adquiridos, em grande parte, pelo próprio esforço, por lhes faltarem na sua formação, um embasamento teórico. Os outros 50% não eram graduados. Não tinha conhecimentos dos fundamentos sócio-filosóficos da educação. Cursavam outros cursos que não estavam ligados à educação, como engenharia e faziam do exercício do magistério um bico. As duas considerações, nos mostram, pelo menos até o momento que é relevante a existência da disciplina fundamentos sócio-filosóficos da educação no currículo dos curso de licenciaturas em matemática. Posto, que a primeira consideração nos revelou um profissional mais qualificado, enquanto a segunda, nos apontou equívocos e incoerências quanto a prática docente. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Paradigmas Educacionais; Docência em Matemática; Ciências Naturais x Ciências Humanas. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |