IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 6. Química Inorgânica
SÍNTESE DA FERRITA HEXAGONAL BaXSr1-XFe12O19 PELO MÉTODO DE ESTADO SOLIDO E ESTUDO DE SUAS PROPRIEDADES ESTRUTURAIS
Francisca Maria Martins Pereira 1, 3 (francisca_martins@yahoo.com.br) e Antônio Sérgio Bezerra Sombra 2, 3
(1. Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, Universidade Federal do Ceará - UFC; 2. Departamento de Física, Universidade Federal do Ceará - UFC; 3. Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais - LOCEM - www.locem.ufc.br)
INTRODUÇÃO:
As Ferritas hexagonais apresentam uma ampla faixa de substituições de cátions. Em muitos desses casos, o Ba pode ser substituído por Sr, Ca e Pb. A substituição de Ba por Sr em ferritas tipo M (MFe12O19) é importante tecnologicamente; como Sr+2 é menor do que Ba+2, os íons magnéticos são fechados e estabelecem interações mais fortes. As ferritas hexagonais duras como SrFe12O19 e BaFe12O19 tem atraído muita atenção para aplicações em magnetos permanentes, dispositivos de microondas, em peças de injeção moldada, motores pequenos e mais recentemente aplicações em gravações magnéticas. Estas aplicações tecnológicas requerem materiais com controle rígido de homogeneidade, tamanho da partícula e forma, e características magnéticas. O método de síntese influência fortemente suas propriedades. Como conseqüência um grande número de técnicas de sínteses tem sido inventadas para controlar o tamanho, a forma, e consequentemente as propriedades do material. Tradicionalmente, os pós destas ferritas são sintetizados pela mistura dos óxidos/carbonatos através do método cerâmico, que envolve a reação em estado sólido entre SrCO3, BaCO3 e Fe2O3 e calcinação em altas temperaturas.
METODOLOGIA:
A BaXSr1-XFe12O19 (0< x <1), foi sintetizada pelo método de estado sólido. Os materiais precursores foram pesados em quantidades estequiométricas, misturados e moídos por 1 h. Os pós obtidos foram calcinados a 100° C por 24 h e caracterizadas por difração de raios-x, espectroscopia de Infravermelho, Raman e Mössbauer, Microscopia Eletrônica de Varredura (SEM). As propriedades elétricas foram determinadas em analisador de impedância, medindo-se a variação da constante dielétrica e da perda dielétrica em função da frequência e também a variação da capacitância em função da voltagem aplicada, avaliando-se as propriedades ferroelétricas. As propriedades magnéticas foram realizadas em um Susceptometro AC/DC vibrante a temperatura ambiente.
RESULTADOS:
Os espectros de Mössbauer das ferritas hexagonais de Ba e Sr mostraram estruturas ferrimagnéticas complexas, consistindo de cinco sítios magnéticos.
A presença das fases das ferritas de Ba e Sr foram confirmadas através dos difratogramas e todos os picos estão indexados com simetria hexagonal P63/mmc.
CONCLUSÕES:
O método cerâmico foi eficiente para preparar as ferritas de Ba e Sr. A formação das fases ocorreu na temperatura de 1000° C, apresentando cinco sítios magnéticos.
Palavras-chave:  Ferritas hexagonais de Bário; Magnetos permanentes; Ferritas duras.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005